quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"Reforma Agrária não é só terra"



Uma das mais combativas lideranças sociais de Xapuri, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Derci Teles de Carvalho, voltou a causar polêmica com suas declarações no encerramento do encontro de apresentação do Plano Reserva Chico Mendes Sustentável, realizado na última terça-feira, dia 03 de fevereiro, em Xapuri.

"Hoje, viver do extrativismo é estar condenado à miséria absoluta", afirmou ela se referindo à desvalorização dos produtos florestais. E completou: "O governo está em dívida com os extrativistas. Reforma Agrária não é só terra. Tem que ter saúde, para que o produtor possa trabalhar, e tem que ter educação para que ele tenha consciência de preservar o meio ambiente".

Derci acredita, no entanto, que o plano de ação anunciado pelo governo do Estado e pelo Ibama representa um grande avanço que vai trazer tranquilidade para que os ocupantes da reserva que estão em situação irregular possam se adequar as exigências do órgão ambiental. O Sindicato de Xapuri liderou os protestos dos extrativistas contra a operação Resex Legal, considerada agressiva contra os trabalhadores.

Nenhum comentário: