quinta-feira, 5 de março de 2009

Dengue: Temporão culpa prefeituras



Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa "Bom Dia, ministro", levado ao ar nesta quinta-feira (5), O Ministro da Saúde José Gomes Temporão disse que o aumento dos casos de dengue em alguns estados, entre eles o Acre, se deve, entre outros fatores, à mudança de gestores ocasionada pelas eleições municipais realizadas em outubro do ano passado. Segundo ele, mais de 40% dos secretários de Saúde foram substituídos, o que pode ter colocado em risco a continuidade das ações.

- Evidentemente que alguma coisa falhou. Um fator importante foi a transição das prefeituras. O que pode ter havido também é que as pessoas tenham relaxado.

Temporão disse ter "certeza absoluta" de que houve descontinuidade na política de combate ao vetor da doença por parte dos prefeitos.

- Nessa mudança de gestão, muitas vezes, o calor da disputa eleitoral prejudica a boa implementação de políticas sociais. Não faltaram recursos. Estamos gastando R$ 1 bilhão com a dengue no Brasil. Aumentei em R$ 200 milhões os recursos para este ano. Fizemos treinamento de milhares de médicos e enfermeiros para que o diagnóstico seja feito precocemente.

No Acre, os registros de dengue passaram de 261 casos, entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2008, para 5.560 no mesmo período deste ano. Temporão avaliou que a estratégia agora deve ser a de evitar mortes por meio do diagnóstico precoce da doença.

Nenhum comentário: