segunda-feira, 2 de março de 2009

Dengue

O Acre está entre os estados que mais preocupam o Ministério da Saúde com relação à dengue. Em Rio Branco, a situação é de epidemia, onde uma pessoa morreu em decorrência de febre hemorrágica. No total, foram 6 ocorrências da forma mais grave da doença na capital.

Em Xapuri, a situação também merece atenção. De acordo com um levantamento realizado pela vigilância epidemiológica, o número de casos positivos de dengue tem preocupado a saúde municipal, que não tem noção alguma do quadro real de casos no município.

Das 44 sorologias coletadas entre os meses de janeiro e fevereiro e encaminhadas ao Lacen, apenas sete ficaram prontas até agora, mas dessas, quatro apresentaram resultado positivo, ou seja, um número superior a 50%. Mas existem vários casos de dengue confirmados laboratorialmente em Xapuri, cujos pacientes fizeram exames na rede particular.

A rua Rodovaldo Nogueira, no centro de Xapuri, apresentou a maioria dos casos positivos. A Funasa está realizando um trabalho intensivo de combate ao mosquito, principalmente nas localidades com maiores casos para o bloqueio dos vetores.

A comunidade tem recebido orientações para contribuir com o combate ao mosquito da dengue evitando o acúmulo de água parada e abrindo as casas nos dias que são realizadas a borrifações de ultrabaixo volume, o fumacê.

A secretaria de saúde está aguardando o resultado das demais notificações encaminhadas ao Lacen para informar os pacientes e tomar outras medidas.

A verdade é que a situação em Xapuri poderia ser muito pior. No ano passado, o trabalho de combate às endemias chegou a ser paralisado por falta de pilhas para as lanternas dos agentes da Funasa e os dados referentes à infestação predial pelo Aedes deixaram de ser atualizados por falta de digitador.

Nenhum comentário: