quinta-feira, 5 de março de 2009

Instituto Chico Mendes sob nova direção

Depois que a presidente do Instituto Chico Mendes, Elenira Mendes, assumiu a pasta do Meio Ambiente em Xapuri, a presidência do instituto que leva o nome do ambientalista assassinado em 1988 passou a ser comandado pelo técnico em gestão ambiental, Jonas Augusto, de 28 anos de idade. Jonas Augusto cursa o quinto período do curso de Economia pela Universidade Federal do Acre, núcleo de Xapuri, e ocupava o cargo de vice-presidente da instituição.

Seu objetivo é dar prosseguimento nos projetos idealizados por Elenira, principalmente os voltados para a conservação da biodiversidade e ao apoio à população carente do município de Xapuri. Neste mês de março, o instituto deve lançar em Xapuri o livro “Chiquinho e sua turma”, de autoria do cartunista Ziraldo, com textos da escritora Walquíria Raizer, que tem o intuito de levar a história e a luta do líder seringueiro para o público infantil.


Nas próximas semanas, o Instituto Chico Mendes vai desenvolver em Xapuri o projeto “Leitura em minha casa”, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura nas pessoas que não possuem nenhum contato com a literatura. A Ong já mantém, na atualidade, uma casa de leitura aberta ao público, mas com o projeto, uma equipe do instituto vai visitar todos os bairros da cidade realizando o cadastro das pessoas que irão participar do programa.

O monitor da Casa de Leitura Chico Mendes, Cleudomar Menezes, explica que o público alvo serão principalmente os deficientes e os idosos, devido à dificuldade que eles têm de visitar a casa de leitura ou outros pontos de acesso à cultura e informação em Xapuri. A cada de leitura está localizada na rua Dr. Batista de Moraes, próximo à fundação Chico Mendes.

Nenhum comentário: