terça-feira, 24 de março de 2009

O pai do filho feio



Cem dias de arrumação da casa para depois entrar num período de efetiva e gradual transformação da atual realidade de Xapuri. Foi assim que o prefeito Bira Vasconcelos avaliou o atual momento de sua administração em entrevista concedida à Rádio Educadora 6 de Agosto, no início desta semana.

Reconhecendo que o "bicho era mais feio do que se pensava" e que já existe uma cobrança relativamente grande com relação a esperadas ações que ainda não se concretizaram, Bira lembrou dos exemplos recentes de ex-prefeitos de Xapuri sendo condenados pelo Tribunal de Contas do Estado por não observar os limites da lei.

"Temos que ter muito cuidado com as exigências da lei quanto à responsabilidade de nossas ações para não piorar a situação do município. Daremos um passo de cada vez e garanto que teremos um aniversário da cidade muito melhor no ano que vem e muito melhor ainda em 2012, ano em que estarei saindo da prefeitura".

Com os cem dias na iminência de se esgotar, o prefeito viajou a Rio Branco nesta segunda-feira para participar de um encontro de prefeitos com o governador Binho Marques cujo principal objetivo era discutir o Promunicípio, o Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios Acreanos, que vai fazer investimentos em áreas prioritárias como educação e saúde.

A expectativa é de que com o anunciado investimento do governo estadual de U$ 150 milhões para ajudar os municípios acreanos, Xapuri possa, enfim, embalar uma etapa de realizações que há muito tempo não são vistas na cidade de Chico Mendes e de tantos outros xapurienses que vivem a esperar por dias mais agradáveis e tranquilos, do ponto de vista econômico e social.

Os próximos meses não serão menos complicados que os primeiros do ano. Já em maio, Bira terá o desafio de construir um acordo com o funcionalismo que está há 4 anos sem reajustes salariais. Passivos durante a última administração, quando foram domados por Vanderley Viana, os sindicatos vão partir para descontar os atrasados nas costas da atual gestão. Já proporam algo em torno de 20% de aumento, o que a prefeitura poderá conceder.

Outro pepino que a prefeitura tem que resolver é a questão da iluminação pública, problema crônico que se arrasta por vários e vários anos sem uma solução definitiva. A população, que paga religiosamente uma contribuição para ter as ruas iluminadas, continua a andar às escuras, sem saber o que está sendo feito do dinheiro que deveria estar sendo investido nesse serviço.

Um impasse entre prefeitura e a Eletroacre, que não repassava os recursos provenientes da contribuição popular em razão de uma dívida de consumo do município, acumulada em R$ 511 mil, já foi resolvido. A prefeitura vai pagar os débitos parceladamente e a Eletroacre passará a efetuar a transferência do dinheiro destinado a iluminar as ruas.

Um fato curioso é que, atualmente, nenhum órgão da prefeitura possui linha telefônica. Estão todas bloqueadas também por motivo de calote contra a Brasiltelecom e outras operadoras de telefonia. O departamento financeiro já identificou cerca de R$ 30 mil em débitos de várias linhas fixas e móveis, utilizadas por assessores e funcionários na administração passada.

O prefeito deve, entretanto, já estar consciente de que não adianta mais remoer a desgraceira deixada pela última administração. A população começa a ficar inquieta e espera que coisas novas comecem a acontecer em curto prazo. Vanderley Viana voltou à sua cova política, de onde esperamos que nunca mais saia, e Bira é, agora, o pai do filho feio e mulambento deixado pelo ex-prefeito.

Nenhum comentário: