segunda-feira, 30 de março de 2009

"Se não ajuda, não atrapalha"



No último dia 19 de março, morreu, aos 68 anos, uma das figuras mais conhecidas e folclóricas de Xapuri. Francisco Silva de Oliveira, o "Chico Silva", foi fotógrafo, pescador, vendedor ambulante e, também, locutor da Rádio Educadora 6 de Agosto, exatamente quando me iniciei nessa profissão, no ano de 1988, durante a primeira administração do ex-prefeito Vanderley Viana.

Comecei no rádio como operador de áudio de um programa apresentado por Chico Silva, cujo nome não me recordo, mas que lembro ser destinado aos ouvintes da zona rural, como acontece até hoje na emissora no caso dos programas que abrem e encerram a programação. Chico lia muito pouco, mas tinha grande facilidade de comunicação e parecia conhecer cada um dos moradores dos seringais do município.

Peemedebista convicto, foi candidato, por algumas vezes, ao cargo de vereador sem nunca ter conseguido ser eleito. Nos últimos anos de vida, dividiu seu tempo entre a função que exercia como funcionário da prefeitura e a venda de salada de frutas pelas ruas da cidade, atividade que desempenhava com orgulho, onde popularizou o bordão: "se não ajuda, não atrapalha".

Chico deixou esposa e dois filhos, Simone e César, muitas histórias engraçadas das muitas aventuras que viveu em Xapuri, e um rol também muito extenso de amizades entre as quais se coloca este blogueiro que faz registro atrasado, mas sincero, da partida do grande Chico Silva para um lugar que, espero eu, seja bem melhor que este em que continuamos até segunda ordem.

Um comentário:

loirissimaxp disse...

caro Raimare agradecemos de coracao essa singela homenagem feita a este grande homem, obrigada
Simone Rodrigues