quinta-feira, 26 de março de 2009

Selmo Dantas, o "rebelde"


O vereador petista Selmo Dantas (na foto de terno preto, ao lado do campanheiro de bancada na câmara de Xapuri, João Ribeiro de Freitas) é uma das figuras mais polêmicas da nossa política recente. Suplente na legislatura passada, denunciou por várias vezes a existência de manobras para que ele não assumisse o posto na ausência dos titulares, como aconteceu no intrigante caso em que todos os vereadores faltaram à sessão do dia 23 de outubro de 2007.
Segundo a versão de Selmo Dantas, naquela ocasião houvera um acordo entre as bancadas para que ninguém comparecesse à câmara e, assim, salvassem a pele do então presidente da casa, reeleito nesta legislatura, vereador Ronaldo Cosmo Ferraz, que, ausente do Estado em tratamento de saúde, faltaria ao trabalho por quatro vezes seguidas, o que, de acordo com o regimento interno da instituição, implicaria na cassação do mandato do edil.
Considerado como um dos principais responsáveis pela quebra da unidade partidária no PT após a derrota nas eleições municipais de 2004 para o ex-prefeito Vanderley Viana de Lima, fato que culminou com uma disputa entre dois candidatos petistas por Xapuri - Ermício Sena e Raimundo de Barros - por uma vaga na Assembléia Legislativa em 2006, Dantas voltou a polemizar com o partido ao lançar seu nome como oponente do atual prefeito Bira Vasconcelos na disputa pela indicação ao cargo de candidato a prefeito.
Sem o aval da cúpula do partido e com o apoio da minoria da militância petista, Selmo Dantas desistiu da pré-candidatura a prefeito, assim como o também pré-candidato José Nilberto Menezes, para se tornar o vereador mais votado no pleito passado, com 367 votos, e uma das cinco novas caras que o eleitorado xapuriense levou à desgastada e desacreditada câmara de Xapuri, numa supreendente renovação que superou os 60%.
Com pouco mais de um mês de trabalho na câmara, o estilo controverso de Selmo já começa a dar o que falar (ou fuxicar). Vice-presidente da casa, Selmo foi solicitado pelo presidente Ronaldo Ferraz a explicar na Rádio Educadora 6 de Agosto os motivos que levaram a câmara a cancelar a sessão ordinária da última terça-feira, sob o pretexto da participação de vários vereadores em um encontro do prefeito com uma comunidade rural, missão que o vereador cumpriu fiel e solenemente.
Mas como o mexerico ainda é uma das nossas marcas registradas, chegou aos ouvidos de alguns colegas de Selmo Dantas, que por sua vez foram ligeiros em retransmitir ao presidente, o boato de que o "rebelde" Selmo havia "baixado a lenha" nos responsáveis pela decisão de não realizar a sessão ordinária. De imediato, Ronaldo Ferraz telefona para este blogueiro para saber o que realmente fora dito pelo vereador na entrevista que concedeu ao programa que apresento na emissora acima citada.
Como, a exemplo da câmara, o que se diz nos microfones da emissora é devidamente gravado e arquivado, ofereci ao presidente acesso ao áudio do programa para que as devidas conclusões fossem tiradas e um fim fosse dado à polêmica boba e inútil. Dispensando a oferta, Ronaldo Ferraz explicou que a não realização da sessão não traz nenhum prejuízo para os trabalhos da câmara, uma vez que não havia nenhuma matéria importante a ser apreciada.
Por sua banalidade, o episódio explica um pouco do porquê de a câmara de Xapuri haver se tornado, com todo respeito, esse monumento à infrutuosidade, razão da indiferença e da desconfiança que a população lhe reserva. Com tanta coisa importante a ser discutida e proposta para o melhoramento da cidade, que há tantos anos está mergulhada no atraso, alguns ainda estão preocupados em combater a opinião livre e as críticas contra o corporativismo e a falta de transparência que sempre fizeram parte da imagem do chamado legislativo-mirim.

Nenhum comentário: