domingo, 22 de março de 2009

Xapuri 104 anos

Cidade histórica que não se dá valor

Éden Barros Mota

Xapuri, como todos sabemos e a própria história nos diz, foi o berço da Revolução Acreana. Foi na antiga Intendência Boliviana, localizada na Rua 17 de Novembro que se iniciou a conquista do Acre para o Brasil. Além desse fato notadamente histórico, temos um outro, também ocorrido no século passado. Trata-se da figura do ex-seringalista e ex-sindicalista Francisco Alves Mendes Filho.

É bem verdade que nenhuma cidade do Acre lucrou coisa alguma com o fato histórico ligado à Revolução Acreana, uma vez que tal fato só se notabilizou para nós acreanos. Para o restante da Nação em nada contribuiu.

Em relação ao segundo fato ligado ao líder ecologista "Chico Mendes" a coisa muda de figura. Apenas quem lucra com a figura do líder sindical é a capital do Acre. São avenidas, praças, monumentos, tudo em nome do líder sindical. Ou seja, o nome do líder sindical só serve para a capital, para nós pobre filhos de Xapuri, nem a migalha do pão.

Xapuri é a cidade que todos querem conhecer. É a cidade histórica que nem mesmo os governos (falo de todos, sem exceção) deram valor à sua causa histórica. Em todos os Estados de nosso País há uma cidade onde a mesma é símbolo da história e do orgulho de um povo. Em nosso Estado a história e o orgulho é só do ouvir dizer.

O que temos para visitar em Xapuri em relação a história de Chico Mendes? o casebre no qual ele morreu e a Fundação que fica ao lado. Estou aqui na expectativa que alguém me informe outros pontos.

Não se explora absolutamente nada em relação a qualquer fato histórico. O próprio Estado ainda não se conscientizou de que Xapuri é uma porta de entrada para o turismo ecológico, fonte de renda para a população carente de nossa cidade.

Até o presente momento, nesses 104 anos de Xapuri, se vê a cidade e as pessoas agonizando. Sem investimento, sem recursos e com os cofres vazios em razão da última administração.

Antes a reposta que nos dávamos era a de que o prefeito anterior não pedia recursos ao Governo Estadual. Bom, agora essa desculpa não convence mais, mesmo porque do Prefeito ao Presidente todos remam na mesma direção.

História, essa é uma bela saída para embelezarmos nossa cidade, difundirmos nossa história, darmos vida à nossa maravilhosa cidade.

◙ Éden Barros Mota é xapuriense.



2 comentários:

Rubens disse...

Razão e sentimentos na medida exata. Você está soterrado de verdades. Precisamos fazer alguma coisa e urgentemente!

Unknown disse...

Quero falar que o Governo do Estado vende a imagem do Chico para aprovar projetos e defendem ser para preservar os ideais do Chico. Já falei isso pra filha dele ( Elenira), escutei uma conversa do Prefeito quando ele dizia que o Turismo não era o forte de Xapuri, concordo com ele vejo todos os dias carros entrando em Xapuri para ir visita os bairros de Xapuri, o pior cego e o que não ouve as coisas, Xapuri tem força no turismo, vejo pessoas de fora do pais direto na casa do chico, o certo e que o nome do Chico ainda vai ser usando por administradores do PT pr muito e muito tempo. Cuidado!! indicaram a elemira para queimar o nome dela na politica, o Chico Não vai gostar disso. Esssspeeeraaaa!!!!