sábado, 25 de abril de 2009

Ritual



Nesta sexta-feira (24), representantes do núcleo local do Sinteac - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - realizaram um repetitivo ritual: manifestação em frente à prefeitura de Xapuri reivindicando direitos da categoria numa paralisação de 24 horas, que ocorreu simultaneamente em vários estados em todo o país. "Parar um dia para não para o resto do ano", dizia uma faixa estendida no local do ato que reuniu uma meia dúzia de pessoas.

O mote desta vez foi o piso nacional do magistério aprovado no ano passado e ainda não cumprido em Xapuri, que tem até 2010 para se adequar à nova situação. Apesar disso, o prefeito Bira Vasconcelos já havia anunciado, há alguns dias antes da paralisação, que concederia, já a partir do mês de maio, o direito dos professores de forma retroativa ao mês de janeiro deste ano.

A categoria, que não tem reajuste há quatro anos e que no mesmo período tolerou o quanto pôde a indisposição do último prefeito em cumprir com o que reza o PCCS dos servidores da educação, quer agora descontar o atraso em cima da turma do Bira. 20% é a proposta do Sinteac. Enquanto isso, pelo que se vê na foto acima, os professores que não foram à sala de aulas nesta sexta-feira esperam em casa o resultado do empenho da minoria que se arrisca a empunhar um microfone.

2 comentários:

chico rei disse...

Marilza, se manque. Você não tem nenhuma credibilidade para fazer nenhuma cobrança. Vocês tem é de se reciclarem, pois a educação do nosso município estar de ruim para péssima.

chico rei disse...

Mas também é vergonhoso o Prefeito Bira e sua "equipe" de governo, projetar um aumento de apenas 1% para a categoria. Isso também é inadimensível.

4 amos se passam rápido, como passou para o prefeito Wanderley, falavam tando dele. Isso é o que acontece quando jogamos pedra no delhado de vidro, quanto temos também um igual.