quarta-feira, 17 de junho de 2009

"A Grande Meretriz"

Sou católico, mas a imagem que ilustra o cabeçalho do blog não foi escolhida por essa razão, senão por ser a igreja de São Sebastião um de nossos poucos cartões-postais e a própria festa do santo padroeiro de Xapuri uma das principais manifestações da cultura e religiosidade locais. Não comprovo mas desconfio que por essa razão endereçaram a mim uma mensagem em arquivo de powerpoint, intitulada "A Grande Meretriz" que ridiculariza a Igreja Católica, adjetivando-a de prostituta e vinculando a imagem do Papa à condição de mensageiro de satanás.

Confesso que, apesar de não ser daqueles que andam com a Bíblia debaixo do braço, meus brios foram ofendidos pela audácia de alguns que, do "alto" de suas ignorâncias, se põem a envergar as vestes da sabedoria suprema para condenar sumariamente ao fogo do inferno aqueles que não comungam de suas estapafúrdias ideias e barulhentos rituais. Digo isso com todo respeito aos evangélicos, em sua maioria pessoas sensatas e respeitadoras das boas normas de convívio em sociedade. Me dirijo apenas àqueles a quem a carapuça possa vestir.

Mensagens dessa natureza, de teor altamente preconceituoso e eivadas de uma intolerância só vista nas cabeças de fanáticos religiosos do oriente médio, são comuns na internet, onde circula todo o tipo de informação, desde receita de bolo a fórmulas para a fabricação de bombas sujas. O que não é normal é que pessoas instruídas, muitas vezes ocupantes de cargos públicos, o que enseja que as mesmas sejam conhecedoras e respeitadoras das leis do país, se deem ao trabalho de retransmiti-las na rede.

Ora, sem querer iniciar aqui uma discussão religiosa e muito menos de se propor a esse tipo de debate, mas se a Igreja Católica é a meretriz anunciada pelos nazi-fascistas do protestantismo, o que serão as igrejas chamadas evangélicas se não as filhas daquela? Não acredito em perfeição abaixo dos céus, muito menos em pessoas que se investem de autoridade divina para pregar o preconceito e a discriminação. Também não creio em quem se esconde sob o manto de uma religião sem oferecer o testemunho de temente a Deus.

A "santa" inquisição é, sem dúvidas, a grande nódoa que mancha a trajetória da igreja fundada por Pedro, mas os absurdos perpetrados pelas instituições religiosas não ficaram por aí. O holocauso, que vitimou milhões de judeus durante a II Guerra Mundial, teve o apoio de Martinho Lutero, cujas ideias influenciaram a Reforma Protestante. Os próprios pastores evangélicos alemães apoiaram o Nazismo. Vejam o que diz a história:

“Dentre os 17.000 pastores evangélicos da Alemanha, nem 1% se negaram a apoiar o regime nazista”. (Fonte: History of Christianity, de Paul Johnson).

Tudo começou quando Lutero escreveu um diabólico panfleto chamado: “CONTRA OS JUDEUS E SUAS MENTIRAS”, obra esta, reproduzida na 'História do Anti-semitismo’, de Leon Poliakov. Dizia o raivoso Lutero contra os judeus:

“(…) Finalmente, no meu tempo, foram expulsos de Ratisbona, Magdeburgo e de muitos outros lugares… Um judeu, um coração judaico, são tão duros como a madeira, a pedra, o ferro, como o próprio diabo. Em suma, são filhos do demônio, condenados às chamas do Inferno. Os judeus são pequenos demônios destinados ao inferno.” (‘Luther’s Works,’ Pelikan, Vol. XX, pp. 2230).

"Queime suas sinagogas. Negue a eles o que disse anteriormente. Force-os a trabalhar e trate-os com toda sorte de severidade … são inúteis, devemos tratá-los como cachorros loucos, para não sermos parceiros em suas blasfêmias e vícios, e para que não recebamos a ira de Deus sobre nós. Eu estou fazendo a minha parte.” (‘About the Jews and Their Lies,’ citado em O’Hare, in ‘The Facts About Luther, TAN Books, 1987, p. 290).

Utilizo as citações acima somente para lembrar que o erro faz parte da trajetória do ser humano na terra. Protestantes ou católicos, todos estão sob a mesma condição de pequenez e desconhecimento dos grandes mistérios do mundo. Essa é a grande verdade. De bom alvitre é cada um professar sua fé de acordo com suas normas e tradições e não esquecer que, religiosos ou não, estamos todos obrigados a respeitar as leis terrenas criadas com a intenção de tornar a convivência neste mundo um tanto menos complicada.

Um comentário:

Milena Barros disse...

Que pena que ainda convivamos em pleno século XXI com pessoas tão pouco evoluídas moral e espiritualmente a ponto de dizerem e escreverem coisas desse tipo sobre qualquer que seja a igreja ou credo. Não deixando de lembrar aqui também, que há pouco saiu uma lei que proíbe qualquer manifestação de falta de respeito contra qualquer credo ou igreja que seja, sob pena de punição. E que eu ouvi de um dirigente de uma igreja local(que não cabe aqui citar)- Que pra ele aquilo era uma pena e uma tristeza, ter chegado ao ponto de uma outra esfera da sociedade tomar uma atitude assim, sendo que o respeito entre os seres humanos seguidores de todos os seguimentos religiosos deveria existir partido do pressuposto de serem todos filhos do mesmo Pai. E que a orientação moral deveria bastar para nortear as atitudes de todos.