domingo, 12 de julho de 2009

Ao mestre com carinho

Márcio Chocorosqui

O professor José Cláudio Mota Porfiro há muitos anos vem contribuindo com seus artigos nos jornais de Rio Branco, seja no Página 20 ou em A Gazeta. Ele acumulou uma vasta produção escrita a respeito do nosso Estado, focalizando, sobretudo, temas que nos remetem ao cotidiano da capital acriana. Nascido em Xapuri, a Princesinha do Acre, onde fez os primeiros estudos, Porfiro não deixa de extrair assuntos referentes ao município natal, com o qual mantém uma relação telúrica, embora residindo em Rio Branco.

Tratando de temas especificamente locais, o cronista expressa sua visão filosófica sobre o mundo e as situações que o cercam. A regularidade com que publica chegou a lhe render o livro Janelas do tempo, que através de textos selecionados revela bem a alma desse povo forjado nos seringais, de origem humilde e bem nordestina. No sentido de contribuir para o fortalecimento da identidade regional, Porfiro constitui-se num personagem que muito tem a dizer sobre sua gente, seu momento e sua terra, coisas que traduz em escritos semanalmente, hoje, publicados em A Gazeta, jornal de maior circulação do Estado.

Além disso, nesse mesmo periódico, Porfiro se lança ao desafio de publicar, a cada domingo, um capítulo de sua primeira obra de ficção, um romance folhetinesco, que remete à história da colonização acriana. Chama-se O inverno dos anjos do sol poente, nome pomposo para um texto escorreito e ensolarado. Enquanto o romance não é publicado em livro, podemos acompanhá-lo no referido jornal ou no blog do autor, cujo link é: http://www.claudioxapuri.blog.uol.com.br/.

Fica a sugestão de leitura, pois precisamos mesmo das produções dos artistas locais, no sentido de decifrarmos quem somos neste pedaço de chão encravado na ponta extrema do Brasil.

Clique aqui para conhecer o blog do autor do texto.

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo Raimari,
Se vc tiver o telefone do Porfiro favor enviar para marciafittipaldy@ibest.com.br

Beijos e agradeço
Márcia Fittipaldy