sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Entusiasmo verde

Lideranças do Partido Verde em Xapuri estão mais eufóricas do que nunca com a possível filiação da senadora Marina Silva à sigla. O entusiasmo dos verdes, porém, não é fato recente na terra do líder sindical Chico Mendes que, segundo já assegurou a viúva Ilzamar, se estivesse vivo não estaria hoje no PT e sim no PV. Desde a campanha eleitoral passada, quando chegou a anunciar a pré-candidatura - posteriormente abortada - de Elenira Mendes para a prefeitura de Xapuri, o PV anseia alçar voo solo, após ter abandonado a aliança com O PT no âmbito municipal.

Antes disso, o PV já havia se fortalecido com a chegada de algumas conhecidas lideranças políticas saídas do antigo aliado, como a sindicalista Dercy Teles de Carvalho Cunha, o atual presidente do diretório municipal do partido, Auricélio Azevedo, e o líder comunitário João Jorge Cosmo da Silva e sua esposa, Maria Luceni, que se elegeu vereadora na eleição passada. Elenira chegou em seguida, depois de não ter conseguido o esperado espaço que acreditava naturalmente possuir no PT em virtude do legado do pai, Chico Mendes.

Segundo Elenira, que é Secretária de Meio Ambiente na administração do prefeito (petista) Bira Vasconcelos, outros militantes do PT devem seguir o caminho da senadora, entre elas a própria Ilzamar, que com a saída de Marina, deve trocar a militância petista pelo PV, que já anunciou que pretende organizar um grande ato de filiação para o próximo dia 5 de setembro, aqui em Xapuri.
"A saída da Marina do PT é um momento novo na política brasileira. Estamos de braços abertos", comemora Elenira Mendes.

Nenhum comentário: