terça-feira, 8 de setembro de 2009

Incra dará contrapartida em casas de farinha

Recursos foram conseguidos por Tião Viana junto à direção nacional do órgão

O senador Tião Viana conseguiu aprovar junto à direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, que serão usados como contrapartida para a continuidade da construção das 102 casas de farinhas previstas para serem instaladas no estado até o início do próximo ano.

Obtidos junto ao presidente do Incra, Rolf Rockbart, os recursos da contrapartida vão agilizar sobremaneira a construção das casas de farinha idealizadas pelo senador Tião Viana para gerar muita renda e muitos empregos no meio rural do estado. As prefeituras, com muitos compromissos, ficarão dispensadas de oferecer contrapartida para a construção das casas de farinhas dos produtores.

No último sábado, o senador inaugurou a 31ª fábrica de farinha, desta vez na colônia da Dona Cecília, no Projeto Caquetá, em Porto Acre, com a participação do governo do estado, da prefeitura do município e da Fundação Banco do Brasil, que vem financiando o projeto de 102 casas de farinha a um custo de R$ 2,4 milhões.

Cada uma das casas de farinha terá capacidade para produzir até 400 quilos por dia, gerando 40 empregos, somando o plantio com a produção de farinha. Isso significa que as 102 casas de farinha previstas para o início do próximo ano vão gerar mais de quatro mil empregos em todo o estado.

“Quando a gente completar as 102, no início do próximo ano, vamos entrar, imediatamente, com um pedido para fazer um número bem maior. Agora, que já temos a experiência, que já sabemos como fazer, podemos sonhar em fazer até mil casas dessas em todo o estado”, disse o senador Tião Viana (PT-AC).

Os recursos são doados pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e as edificações, além dos recursos, contam com a parceria do governo do estado, das prefeituras municipais, das comunidades e de assessoria técnica de instituições como a Embrapa e o Sebrae.

“É um projeto feito a muitas mãos, que conta com a solidariedade do Banco do Brasil. É em nome dessa solidariedade que recorremos à direção do Incra para que libere os recursos para servirem de contrapartida para que novas casas sejam feitas com maior celeridade”, assinalou o senador.

Romerito Aquino – Assessoria de Imprensa do senador Tião Viana – (61) – 3303-2367.

Nenhum comentário: