terça-feira, 10 de novembro de 2009

Apagão de respeito

É absurda a situação do fornecimento de energia elétrica em Xapuri e, pelas informações, de outros municípios acreanos. As constantes quedas de tensão tiram qualquer um do sério. O bairro da Sibéria, no outro lado do rio Acre, por exemplo, ficou por várias horas, nesta terça-feira, com apenas uma fase ligada. Algumas lâmpadas acendem, mas os aparelhos eletrônicos não podem funcionar.

Quandos os problemas que ocasionam falta de energia são locais, como quedas de galhos de árvores sobre a rede elétrica e desligamentos de dispositivos conhecidos popularmente como “canelas”, não há funcionários suficientes para atender a demanda do município. Cerca de 4 pessoas são responsáveis por atender as zonas urbana e rural, o que é humanamente impossível.

É um verdadeiro apagão de respeito com o consumidor, refém de um serviço de péssima qualidade e de um preço elevadíssimo, que é pago pontual e religiosamente. A Eletroacre “pinta e borda” com a população. Quando se atrasa duas faturas, infalivelmente vem o corte, muitas vezes de forma grosseira e constrangedora para os clientes, que para religar a energia têm de pagar uma taxa extra.

Soube que os vereadores de Xapuri estão discutindo uma medida a ser tomada com relação à Eletroacre. Não que nível de ação prática  pode ser atingido pela câmara com relação a este problema, mas alguma coisa precisa ser feita para minimizar o sofrimento da população que adormece e amanhece sob o caos provocado pela precariedade do fornecimento de energia. 

Blecaute sem previsão de solução atinge sete estados (leia no G1). Ainda bem que pelo menos esse não chegou até aqui. Por enquanto.

Nenhum comentário: