quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Carlos Estevão

Mensagem enviada pelo xapuriense Carlos Estevão Ferreira Castelo, o nosso eterno “Baratinha”, professor de Teoria Econômica da Ufac entre outras coisas importantes e colaborador eventual do blog.

É um sujeito “sabido” e competente, e a exemplo de tantos outros, mostra do capital intelectual que Xapuri formou, mas do qual não usufrui – por má vontade ou ignorância - nos seus quadros administrativos, para infelicidade geral da população.

Mas vamos ao comentário:

“Raimari,

Estive em Xapuri, terra que tanto amo, no final de semana passado (21/22 de novembro). A cidade continua como sempre. Ou melhor, as pessoas. Muitas críticas, reclamações, fuxicos, e coisa e tal.

Uma ótima que ouvi foi: “agora, o governador vai fazer as coisas sozinho, pois o prefeito não faz. Ele esteve aqui, provocado por uma denúncia daquele rapaz da Polícia Federal, o Éden”.

Será que se referia ao texto de Éden Mota, publicado por você recentemente?

Pois bem, o portal continua na mesma, o buraco em frente da casa de Chico também, uma rua foi asfaltada (a do IBAMA) e estão construindo algo onde já reinou “A Limitada”. É a OCA. Sobre a obra ouvi alguns questionamentos tipo: “...mais de R$ 1 milhão para centralizar atendimentos de órgãos da administração pública”?

Escrevo-te para reafirmar o que já coloquei em textos anteriores: o problema de Xapuri é único: falta de protagonismo da população. Só isso. É simples de resolver mas não é fácil. A cada ida minha até a velha princesa fico mais convencido disso. Resumo em uma frase: As pessoas perderam a capacidade de se articular, de cooperar, no sentido de, elas próprias, resolverem seus problemas. Parece que chamam isso de capital social.

Entretanto, depois do que um tal de João Maciel afirmou no seu blog que os xapurienses que moramos fora apenas ficam explorando em seus textos o grave quadro sociocultural com críticas vazias e oportunistas... sei lá.

Grande abraço”.

5 comentários:

xapuri de coraçao disse...

Ola! Caro amigo, se todos tivessem a visao que voce e mais uma meia duzia de xapuriense que vive ai nesta adoravel e abandonada cidade ela seria outra..., outro ponto importante que voce tocou è os xapurienses inteligentes que se veem forçados a deixar xapuri, eles nao sao aproveitados em nossa querida xapuri e tem que sair para outras cidades, recentemente em passeio a nossa adorada xapuri encontrei um o Alferino que tambem visitava a cidade, ele como tantos outros foi destaque em nossa cidade pela luta para estudar, e pela inteligencia conhecida por quem estudou com ele, e em conversa ele me disse que adora xapuri e as pessoas e que alem de familiares tem varios amigos nesta cidade, hoje ele esta em Epitaciolandia fiquei muito feliz por ele estar no corpo de bombeiros do Acre, por que conheci ele trabalhando de limpador de quintal. muitos xapurienses nao conhece a historia dele mais é muito bacana e eu sugeriria que voce como um bom cuminicador fizesse uma materia com ele, voce sempre divulga o lado bom e ruim de xapuri, e uma materia com ele servira de incentivos aos jovens de xapuri, para que eles estudem mais. tem tantas outras historias de xapurienses bacanas e sao verdadeiras licoes de vida e de incentivo, mais do Alferino seria excelente, pela luta e pelo esforço e superaçao desse jovem xapuri valente guerreiro, hoje um combatente do fogo.

alferino disse...

Ola!! Gostaria de agradecer " xapuri de coraçao" pelos comentarios a meu respeito, embora gostaria que ele(a) tivesse se identificado melhor, mais como nao o fez nao tem problemas, fico feliz por alguem achar que tenho uma liçao de vida que serve com incentivo aos jovens de minha querida terra natal, e aproveito para mandar um abraço aos meus amigos de xapuri e a todos os xapurienses.

xapuriense disse...

Oba..

Xapuri de coração, você poderia me passar o contato Alferino?

Eu estou planejando um livro (até título já bolei: "Xapurienses de resultados"). É que sempre admirei pessoas de resultados.

A ideia central do livro é contar a história de vida de xapurienses que, com esforço e capacidade de trabalho, conseguiram, e conseguem, gerar valor para eles e para a sociedade.

A ciência já provou que aprendemos por modelos, então....

Carlos Estevão
xapuriense@uol.com.br

alferino disse...

Ola! Caro amigo Raimari, meu contato por email é: alferinoneto@hotmail, sera um prazer se no seu livro sobre os memoraveis filhos de Xapuri voce achar um lugar para mim pelo ao menos no ropapé rsrsrsrs, ha! por favor na publique este comentario por conter meus contatos pessoais(agradeço) qualquer informaçao ou se desejar entrar em contato comigo ja tem meuscontato... um abraço.

xapuri de coraçao disse...

Ola!! Amigo Raimari, eu tenho o email do Alferino, alferinoneto@hotmail.com, que bom fiquei feliz por saber da sua ideia de escrever um livro, que legal. um abraço..