terça-feira, 17 de novembro de 2009

Xapuri, princesa do Acre

 3243546

Torre da igreja de São Sebastião, em Xapuri, sob a lente da fotógrafa Val Fernandes.

Comentário do xapuriense Éden Mota:

“Esta é a cidade que mesmo com seus problemas administrativos ainda tem sua beleza. É uma dádiva de Deus. Isso me leva ao tempo de criança. Sou feliz por ser xapuriense”.

Nota do blog: Eu também sou feliz por ser filho desta terra, e creio que um dia essa princesa será resgatada do abismo em que foi deixada e lhe devolvida a nobreza que um dia lhe foi roubada.

2 comentários:

Unknown disse...

Esta é a cidade que mesmo com seus problemas administrativos ainda tem sua beleza. É uma dádiva de Deus. Isso me leva ao tempo de criança. Sou feliz por ser xapuriense.
Éden Mota

Unknown disse...

Eu daria tudo que tivesse, prá voltar aos tempos de criança...Conheces essa música Raimari? Creio que não, és de outra época. Agora imagina lembrar da Xapuri que conheci na década de sessenta, embora já estivesse em franca decadência, como todo o interior do Acre por conta da derrocada do preço da borracha. Isso de lhe ser devolvida a nobreza é romantismo Raimari, haja vista que naqueles tempos éramos apenas acreanos, agora houve essa infiltração, então perdemos a identidade. Sempre haverá os que teimam em preservar a "Pricezinha do Acre" com o maior índice de alfabetização que conheci, dentre os antigos municípios (Brasiléia, Xapuri, Porto Acre, Sena Madureira, Feijó, Tarauaca e Cruzeiro do Sul). Os tempos são outros como também os moradores, no entanto poderemos sim, recuperar a dignidade, quanto à nobreza, só se houver outro boom, que poderá ser esse corredor para o Pacífico. Continuando a canção... Que saudade da professorinha, que me ensinou o be-a-bá, onde andará mariazinha, meu primeiro amor onde andará...eu igual a toda a meninada, tantas travessuras eu fazia, jogo de botões pelas calçadas, eu era feliz e não sabia...
Quebrando um pouco a melancolia dessa antiga canção, vide Velozo, Caetano - O melhor lugar do mundo é aqui, e agora...