domingo, 13 de dezembro de 2009

Morre Alvarino, irmão de Darly Alves

Morreu neste final de semana em Rio Branco, aos 79 anos, o fazendeiro Alvarino Alves da Silva, irmão de Darly Alves, condenado pela justiça como o mandante do assassinato do seringueiro e sindicalista Chico Mendes, cuja morte completará 21 anos no próximo dia 22.

Alvarino foi denunciado por Chico Mendes como um dos responsáveis pelas ameaças à sua vida e pelo assassinato do delegado sindical Ivair Higino, ocorrido no dia 17 de junho de 1988. Mesmo denunciado pelo Ministério Público como um dos matadores de Higino, Alvarino não foi levado a julgamento porque para ele o crime havia prescrevido em razão de sua idade avançada.

Dos três acusados que foram levados a julgamento, dois foram absolvidos: Cícero Tenório Cavalcante e Gentil Alves, filho de Alvarino. Oloci Alves, filho de Darly foi condenado a 9 anos, mas foi beneficiado pela figura jurídica da prescrição retroativa, ou seja, ninguém foi punido pelo assassinato de Ivair Higino.

Quanto ao assassinato de Chico Mendes, a suposta participação de Alvarino Alves nunca ficou comprovada. A foto que ilustra o post é de André Pessoa, da revista Rolling Stone.

Nenhum comentário: