quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Saudades da “campa”

DSC04312

Quem concebeu as sirenes que estão instaladas nas escolas da rede estadual de ensino para a finalidade de alertar sobre os horários de entrada, intervalo para recreio e saída das aulas, não tem noção do que significa poluição sonora.

As gerigonças produzem um barulho ensurdecedor, semelhante ao das viaturas policiais e ambulâncias, mas que ganha amplificação dentro das paredes dos estabelecimentos de ensino, pregando sustos nos desavisados pais que aguardam os filhos na saída.

Comentário de uma avó que aguardava um casal de netos na saída da escola Plácido de Castro:

- Valha-me Deus! Será que é preciso esse exagero todo?

Eu sou do tempo da “campa”, uma sineta com um badalo capaz de deixar avisada toda a escola, que era a própria Plácido de Castro, que naquele tempo se chamava Grupo Escolar, sem causar sustos nem ameaçar estourar os delicados tímpanos da meninada. 

Um comentário:

Janiffe disse...

O famoso barulhinho da Campainha era o mais esperado por todos. Na minha época de Grupo o intervalo para o recreio, anunciado pela famosa "campa", era a melhor hora..melhor até que o horário de ir para casa. Era no recreio que encontravamos os coleguinhas para pular corda, amarelinha e brincar de manja...a única hora mais frustante era o toque da "campa" anunciando o fim da brincadeira..rs