domingo, 21 de março de 2010

105 anos

Foto colhida da internet. Placa indica a entrada para Xapuri com outdoor ao fundo mostrando imagem de Chico Mendes. Cidade comemora amanhã 105 anos de fundação sem ter muito o que comemorar. Conversei nessa semana, por telefone, com o prefeito Bira Vasconcelos. Centrou-se na programação de mais uma festa alusiva a data de fundação da princesinha do Acre.

Perguntado sobre a avaliação que faz do atual momento de sua administração, Bira foi político:

- Xapuri tem muitos problemas e estamos fazendo tudo o que podemos para melhorar a cidade. Não será em um ou dois anos que resolveremos todos os problemas de Xapuri. Já fizemos muita coisa e outras estão acontecendo, como obras sendo executadas em pleno inverno, houve todo um trabalho de reorganização da estrutura administrativa do município que não se vê a olho nu, e agora é a hora de embelezarmos nossa cidade com as obras de infraestrutura que estamos executando; mas, apesar disso, não sou hipócrita ou demagogo de dizer que está tudo muito bem, mas posso dizer que estamos num momento bom. Voltaremos a Brasília para buscarmos os convênios com o governo federal, pois com os recursos de FPM não temos comno fazer as transformações que Xapuri precisa.

Sobre as críticas da população:

- Hoje nós vivemos um momento em que, com responsabilidade, as pessoas podem dizer o que querem e o que pensam. Eu fico feliz de ver que as pessoas sabem o que desejam para a sua cidade e que cobram isso da prefeitura. Essas críticas são sempre bem-vindas e ajudam a administração. Agora aquelas pessoas que fazem críticas irresponsáveis e acusações sem comprovação também têm que se responsabilizar por elas. Eu reconheço as deficiências de Xapuri, mas estamos trabalhando todos os dias com o apoio das pessoas que querem o bem da cidade para quer a gente possa reconstruir nossa sociedade, e não se reconstrói uma sociedade em um, dois ou três anos. Xapuri tem 105 anos de existência e muitos problemas, mas estamos melhorando a cada dia.

Clique aqui para visualizar a programação do aniversário de 105 anos da fundação de Xapuri.

2 comentários:

Milena Barros disse...

Pena que não temos muito que comemorar. A não ser 105 anos de atraso, retrocesso, descaso. . . E a “comemoração” do aniversário da “princesinha” está mais desanimada da que muitos velórios que acontecem por aí os quais alguns às vezes tem boa música, e apesar do momento da dor da família e dos amigos, como bom brasileiros que somos até damos boas risadas com os “causos”, “histórias de antigamente” e piadas que são contadas ao longo da madrugada pra tirar o sono.
E acredito que tem uma poesia que sempre que eu a leio ou ouço logo me remete à Xapuri e que para mim não tem nada que retrate melhor nossa querida cidade. É CIDADEZINHA QUALQUER de Carlos Drummond de Andrade. E em homenagem à nossa PRINCESINHA transcrevo aqui.

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

De Alguma poesia (1930)
Carlos Drummond de Andrade

Raimundo disse...

OLHA MINHA QUERIDA MILENA.. O MESMO EU DIGO CONFIRMANDO TODO SEU DEPOIMENTO DE QUE O ANIVERSÁRIO DE XAPURI NÃO VI NADA A SER COMEMORADO A NÃO SER OS 105 ANOS O MESMO QUE VC DISSE. QUEM JÁ FOI O ANIVERSÁRIO DA PRINCEZA DO ACRE NOSSA QUERIDA XAPURI, QUE HOJE AO COMPLETAR SEUS 105 ANOS DE EXISTÊNCIA, AMANHECEU COM UMA CARA DE QUARTA FEIRA DE CINZA DAQUELAS CHUVOSA E QUE QUANDO O CARA ACORDA COM UMA RESSACA DOS QUATROS DIAS DE CARNAVAL AI VEM NA CABEÇA DELE A TRISTEZA DO QUE APRONTOU NA FESTA, DAIR VEM AQUELA DEPRESSÃO. DESSE MESMO JEITO XAPURI ACORDOU HOJE ASSIM, E OLHA QUE JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE ELA CORDA NO SEU ANIVERSÁRIO DESSA FORMA. APENAS VI PASSAR A JÁ CANSADA DANDOS SEUS ÚLTIMOS ACORDES COM OS SEU MARAVILHOSOS DOBRADOS MAIS JÁ SEM A MESMA GALARDIA QUE TINHA NOS BONS TEMPOS, A FAMOSA BANDA DE MÚSICA DONA JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO,QUE TANTO DESRRESPEITO COM A CIDADE E SEU POVO, AS ESPERANÇAS JÁ SE ACABARAM, A INRRESPONSABILIDADE É TÃO GRANDE QUE NEM A TRADICIONAL SALVAS DE TIROS A 5:HORAS DAMANHÃ EXISTEM MAIS E É PORQUE ESTAVA NA PROGRAMAÇÃO, ONDE É QUE VAI PARAR ISSO TUDO????