sexta-feira, 26 de março de 2010

A música xapuriense

Maxsuel Maia

Hoje, ao chegar de mais um dia de trabalho, coloquei uma boa música pra dar uma relaxada, após algumas faixas começou a tocar a música Segredos de composição do grande Frejat. Automaticamente lembrei dos festivais de música que haviam em Xapuri, isso porque a música citada acima foi executada em um desses festivais por esse blogueiro que teima em ser metido a músico.

Com essa lembrança pude perceber que a música já teve fases bem melhores em nossa princesinha, haviam várias bandas, e quando digo bandas, digo completas, com guitarras, baixo, teclado, bateria, vocais, lembro-me bem de ouvir meu pai Carlinhos Castelo contando suas aventuras no contrabaixo nos bailes do "Bilhar" e de falar em outras bandas como Siderais, Os Vibrantes, Super Sonic, elogiando os companheiros de boemia da época, falava: "Meu campeão, os caras eram bons demais, Brejeira, Beleza, Duplaní, Zequinha, Magão, Nader, eita tempo bom". Além dessa época de ouro da música xapuriense, pude ver e participar de um segundo momento que formou uma nova geração de bons músicos em Xapuri, geração de Lineker, Lennon, Elias, Luan, Diego, que compunham o H-uelem; de Diarles, Thiago, Marcelo (em memória) componentes do Frutos da Terra; não poderia deixar de citar a minha banda Santo Graau que em sua última apresentação tocou com Maicon, Ralide, Heitor, Kennedy, Leonardo e este blogueiro.

Hoje a música xapuriense encontra-se em baixa, sem muito prestígio com a população e com os governantes, a prova disso são os eventos realizados em Xapuri nos quais as bandas convidadas sempre são de Rio Branco, com algumas exceções quando o Frutos da Terra é convidado. A ausência dos grandes festivais é outro exemplo da fase complicada que a música xapuriense atravessa, lembro-me que no festival citado no início desse texto o ginásio coberto estava lotado, a população compareceu em massa para prestigiar seus músicos, em outro no qual participei na categoria composição, a praça da igreja estava repleta de xapurienses ouvindo e apreciando os músicos da terra.

Vale lembrar o esforço do grande Magão em resgatar a música xapuriense, com um evento que se tornou anual ele reúne os músicos do passado e do presente no seu Resgate Cultural. Iniciativas como essa são louváveis, mas uma só pessoa e um evento anual não são suficientes para ressucitar a cultura musical de Xapuri, são necessários mais incentivos, oportunidades, eventos para nossos músicos mostrarem seu valor, o poder público e a comunidade em geral precisam olhar com mais carinho para essa classe tão talentosa e tão desvalorizada.

Maxsuel é futuro historiador e blogueiro xapuriense.

Um comentário:

Magao disse...

Meu querido Maxsuel.. filho de um dos meus colegas de profição Sebastião Carlos Castelo(carlinho) como ele é conhecido, vc falar da nossa músisca é motivo de muita satisafação pra esse eterno apaixonado pela música, e principalmente pela música de Xapuri que nem vc citou no blog. Eu sou apenas um tocador e que gosta muito de fazer música já tive vários enesquecíveis momento de alegria juntamente com outros parceiros da profição incluindo seu Pai, não vou cair no erro de falar nome de nenhum porque a quantidade é tão grande que serei capaz de cometer um erro e deixar alguns desse feras de fora da lista, apesar de conhecer todos ele tanto os do passado como os dopresente. Mais quero citar o nome de um músico que é o meu gurú com todo respeito a todos os outros, que se chama Luiz Beleza da Silva, esse rapaz é quem me deu toda aportunidade de fazer parte dessa história musical em Xapuri. sei tambem que não querendo aqui me analtecer não é nada disso mais uma boa quantidade de músicos que já passaram pelos palcos da música em nossa cidade, e muitos dele ainda continua fazendo essa maravilhossa arte tiveram a mão desse comentarista que horas comenta sua matéria, e fico muito grato primeiramente a Deus e depois a ele por saber que tiveram a consideração de me procurar pra enssinar o pouco e agradável que aprende, isso é motivo de muita satisfação pra mim. Agora é pena que essa arte está no esquecimento. faço aqui um apelo e tambem estou disposto a colaborar no que eu puder fazer pra que essa arte não fique no esqucimento das pessoas, ai está a prova do RESGATE CULTURAL I E RESGATE CULTURAL II (O BAILE),mais só isso não é suficiente pra nossa querida Xapuri porque é muito talento pra se deixar de fora toda essa história, e veja bem não contei nem um terço da história. Mais tá de parabem sua matéria.Espero que os governantes entedam essa matéria sua e esse comentário como não uma crítica mais sim com o amor que temos pela nossa Música e pela nossa terra, ABRAÇOS MAGAO.