quinta-feira, 15 de abril de 2010

Antônia cidadã

DSC06282

Aos 47 anos, dona Antônia Gerônimo recebeu hoje das mãos da Secretária Nacional do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, o título que lhe dá direito legal de uso da área em que vive e trabalha no seringal Filipinas, margem do Rio Acre.

O semblante denuncia a felicidade comum a outros 25 ribeirinhos, seringueiros, pais de família que nasceram, se criaram e trabalharam arduamente em pequenas áreas de terras das quais nunca foram legitimamente donos.

Em razão disso, viviam sem direitos como aposentadoria, empréstimos bancários e participação em programas sociais do governo federal. 

A minha grande esperança é de que a alegria de dona Antônia não se limite ao recebimento de um frio pedaço de papel, mas que esse instrumento se torne realmente útil para que ela e seus vizinhos alcancem a condição de cidadãos plenos.

Posto logo mais texto sobre a cerimônia de entrega dos Termos de Autorização de Uso de áreas nas margens do rios Acre e Xapuri na manhã desta quinta-feira no auditório da escola Divina Providência, em Xapuri.

Nenhum comentário: