segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ecoturismo na Resex Chico Mendes

Fernanda Gomes

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, esteve em Rio Branco no final da semana passada a convite do Secretário Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, para firmar parceria para a implantação de um Projeto de Ecoturismo na Reserva Extrativista Chico Mendes. 

A iniciativa visa desenvolver atividades de ecoturismo e turismo de aventura dentro de seringais, abrangendo os municípios de Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil com mais de 100 km de trekking (caminhada na selva). A porta de entrada do circuito turístico será Brasiléia, no Km 59 da BR-317, com chegada a Xapuri via rio Acre.

No roteiro, os turistas conhecerão a harmonia entre o homem e a floresta, incentivando a consciência ecológica, além de aventurar-se em esportes radicais como o passeio sobre copas de árvores e tirolesa, viagens de barco e animais. A proposta oferece um cardápio voltado para a culinária regional com sabores de quem vive no campo como a tradicional galinha caipira, bolo da macaxeira, tapioca e outros.

Assim, os moradores dos seringais atendidos pela rota turística terão oportunidade de melhorar a renda familiar prestando serviços de mão-de-obra e fornecimento de alimentos.

Dentro das localidades serão implantadas estruturas como chalés com dormitórios, área de alimentação, banheiros e pontos de descanso com o intuito de oferecer comodidade ao turista que passará no mínimo cinco e no máximo 10 dias dentro da reserva.

Com o apoio das prefeituras e outras entidades ligadas ao meio ambiente à secretaria de Esportes, turismo e lazer – SETUL - pretende montar parte do projeto até Setembro deste ano para poder apresentá-lo na feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura que será realizada em São Paulo no mês de setembro.

As prefeituras darão apoio na parte de infra-estrutura como ramais e limpeza de rios mantendo-os em condições de tráfego. Além do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, a prefeita de Assis Brasil também esteve presente no encontro.

Fernanda Gomes é repórter da Rádio Educadora de Xapuri.

Nenhum comentário: