sexta-feira, 30 de abril de 2010

Juventude em coma

Maxsuel Maia

Xapuri é uma cidade mágica, de pessoas talentosas e inteligentes, terrinha boa de onde saíram alguns ícones brasileiros como Armando Nogueira, Jarbas Passarinho, Adib Jatene e Chico Mendes, pessoas que ajudaram a tornar a cidade conhecida mundialmente. Esses xapurienses certamente já cravaram seu nome na História brasileira, mas e pro futuro? O que podemos esperar dessa nova geração de filhos de Xapuri?

Ao pensar no cenário atual a resposta não é nada animadora. A juventude xapuriense está num estágio de coma profundo, totalmente alheia às realidades de Xapuri, do Brasil e do mundo, não existem debates, projetos ou lideranças que representem o movimento juvenil e seus anseios por mudanças na sociedade em que vivem.

Não estou dizendo aqui que a juventude xapuriense é desprovida de inteligência ou idéias, longe disso, só percebo que reina na cidade uma espécie de comodismo total, poucos jovens xapurienses gostam ou querem falar sobre política, desigualdades ou problemas enfrentados pela cidade. Falta ser dado nessa juventude um choque de realidade, além de conscientizá-los de que a mudança e as soluções para os problemas enfrentados pela sociedade xapuriense estão nas mãos e nas cabeças de cada um deles.

Mobilidade, vontade, organização e união são alguns ingredientes fundamentais para se ter uma juventude atuante e com representação, pena que tais ingredientes estejam tão em falta na nossa querida Xapuri.

Maxsuel Maia é blogueiro xapuriense. Escreve no blog Maxsuel Xapuri.

4 comentários:

Alarice Botelho disse...

Concordo com a preocupação do amigo Maxsuel, em falar da juventude xapuriense. Minha conclusão quanto a esse assunto é simples: O PRINCIPAL CULPADO PELO ACOMODO DA JUVENTUDE XAPURIENSE É O PODER PÚBLICO. Não adianta tentarmos, se as oportunidades estão cada vez mais escassas. Os políticos só lembram da juventude em época de campanha eleitoral. Eles tem os jovens como o “ futuro da nação ”, quando na verdade somos o presente, e precisamos de oportunidades quando jovens, para que no futuro possamos colher frutos do que foi plantado no passado.
A verdade é que o poder público não acredita no potencial de sua juventude, e acaba colocando poder nas mãos de quem não estar nem um pouco comprometido com os interesses da população.

Alarice Botelho Nunes
Secrtaria de Juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB-Xapuri)

Unknown disse...

Esse texto é a mais pura verdade...Só que vejo que não é só a juventude, Xapuri está em estado de coma...Poucas são as pessoas q tentam sair desse estado, a juventude precisa ser impulsionada desde cedo. O marasmo tomou conta da cidade, e a morosidade tomou de conta das pessoas. É triste ver isso acontecer.

Unknown disse...

isso é que é tanta gente famosa já saiu de xapuri mais ficar morando é dificio! até porque a cidade nao oferece condiçoes,acho que nos xapurience estamoe vendo xapuri se acabar e nao tamos fazendo nada,acho que xapuri hoge é a cidade mais feia do acre,ela já foi pincezinha acho que esse nome nos não podemos mis chamar.

Alarice Botelho disse...

Não sei o motivo de você não ter postado meu comentário. Espero explicações.