segunda-feira, 17 de maio de 2010

8ª Semana de Museus

Acre participa da 8ª Semana Nacional de Museus que tem como objetivo aproximar a sociedade dos espaços de memória

André César, Assessoria FEM

Com o tema Museu Para a Harmonia Social acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros de 17 e  23 deste mês, a 8ª Semana Nacional de Museus.  Promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e Associação Brasileira de Museologia (ABM), a Semana este ano traz como tema Museu para a Harmonia Social, cujo objetivo é aproximar a sociedade dos espaços de memória.

O evento ocorre sempre no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18, e faz parte da agenda de eventos permanente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo é mobilizar os museus brasileiros a concentrarem suas programações, com um tema em comum, por um período específico, intensificando a relação da sociedade com o patrimônio histórico brasileiro. Através desse tema, o público é estimulado a refletir sobre ele, por meio de diversas linguagens e manifestações culturais como danças folclóricas, contação de histórias, teatro, exibição de documentários, exposições e visitas guiadas nos  museus.

No Acre, a  Semana, que acontece de 17 a 21 de maio, sob a coordenação do Governo do Estado, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour (FEM), será aberta na segunda-feira, 17, a partir das 18 horas, na Praça do Novo Mercado Velho com diversas atividades: exposição itinerante sobre os espaços de memória; apresentação do Grupo Pastorinhas do bairro Seis de Agosto; show com o grupo do Centro Cultural Lydia Hammes; intervenção sobre o tema Museus para Harmonia Social; Coral da Terceira Idade do SESC e show com Grupo Hélio Melo.

Durante toda a semana, os espaços de memória de Rio Brancol: Casa dos Povos da Floresta, Memorial dos Autonomistas, Museu da Borracha, Palácio Rio Branco e o Palácio da Justiça irão receber uma  programação de atividades que inclui contação de história, oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, exposição itinerante, exibição de filmes, guia mirim, entre outras.

Os espaços de memória de Xapury, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também participam da programação com várias atividades com oficinas de arte, palestras, exibição de filmes e espetáculos teatrais.

Confira a programação completa no site da Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: