terça-feira, 4 de maio de 2010

Artesanato em massa fria

DSC04567

Um curso oferecido numa parceria entre prefeitura de Xapuri, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado e Sebrae pretende estabelecer no município um padrão de artesanato em massa fria que crie produtos artesanais que possuam a “cara” da cidade e do modo de viver de sua população, seja ela urbana ou rural.

Entre as peças já produzidas no desenrolar no curso, estão as figuras do seringueiro com seus instrumentos de trabalho, no corte da seringa e no defumadouro; o agricultor, na plantação e na colheita; as fazedoras de cajuína, doceiras e quituteiras e daí por diante.

De acordo com Regileno Costa, diretor de Turismo da prefeitura de Xapuri, o objetivo do curso é tentar fortalecer a ligação entre o turismo e o artesanato no município, com a criação de produtos artesanais que possuam uma forte identidade com a cidade, um artesanato que identifique Xapuri em qualquer lugar em que chegar.

Cerca de 12 pessoas da comunidade estão envolvidas no treinamento. Alguma que já trabalham com artesanato e outras tem a firme vontade de aprender e conquistar uma renda pessoal. O curso está na segunda, e as aulas acontecem de segunda a sábado, no Pólo Moveleiro de Xapuri, com uma carga horária de 100 horas.

Um comentário:

mila-renda extra disse...

Meu amigo Raimari gostaria de saber se você tem alguma informação de onde podemos encontrar essas peças de artesanato? Pois gostaria de comprar pra presentear familiares e amigos meus que moram fora do nosso Estado e com isso mostrar algumas das tantas artes da nossa querida Xapuri.