quinta-feira, 20 de maio de 2010

CATIE em Xapuri

O prefeito Ubiracy Vasconcelos recebeu nessa semana o vice-presidente do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), Ronnie de Camiño, que veio ao Acre para definir os critérios do acordo firmado entre a instituição da Costa Rica e o nosso estado que vai resultar na implantação de um núcleo de pesquisas em Xapuri.

O acordo de cooperação entre o CATIE e o governo do Acre foi estabelecido há 15 dias em viagem do governador Binho Marques à Costa Rica. Organização internacional com fins de pesquisa e ensino, o centro mantém cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Em Xapuri, a instituição irá ofertar capacitação e cooperação técnica em áreas que promovam e fortaleçam o desenvolvimento socioeconômico, como as que envolvem técnicas sustentáveis de trabalhar o solo.

Acompanhado pelos Secretários Estadual de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e de Turismo, Cassiano Marques, Ronnie de Camiño visitou os pontos turísticos mais importantes da cidade como a Casa de Chico Mendes e a Fundação de Memória do Sindicalista. Logo em seguida, ao lado do prefeito Bira Vasconcelos, conheceram o terreno onde será construída a sede do CATIE.

"É muito importante conhecer o lugar onde teremos um centro, conversar com essa gente, entender bem as coisas para que juntos possamos trabalhar no futuro e, como disse Chico Mendes, em 2120 ver o resultado dessa parceria. Vamos desenvolver um trabalho inicialmente voltado para pesquisas nas áreas florestal e agroflorestal."

De acordo com Eufran Amaral, a visita a Xapuri serviu para conhecer as estruturas do município para posteriormente trazer ainda este ano o primeiro curso internacional. "Este curso a gente chama de governança em rede, que é a governança relacionada com a redução das emissões provocadas pelo desmatamento e a degradação ambiental, um curso para que o mundo possa vir aprender sobre governança Florestal em Xapuri."

A agenda contemplou também mobilização com outras Secretarias de Governo, como a de Produção Familiar (Seaprof), de Florestas (SEF) e Fundação de Tecnologia (Funtac) para potencializar as ações com o CATIE no próximo ano.

A longo prazo, o centro formaliza acordo para a implantação do curso de mestrado em Ecoturismo e Turismo de Aventura e para a criação do Museu da Floresta, dentro do Seringal Cachoeira, em Xapuri. "Temos muito o que aprender nesta parceria com a Costa Rica e esta transferência de conhecimentos nos enriquece e nos fortalece", diz o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.

Leia mais sobre o assunto na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: