quarta-feira, 5 de maio de 2010

CATIE

Acre será o primeiro estado no Brasil a ter um núcleo de produção de conhecimento do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), que será estabelecido em Xapuri

Click on the slide!

O Estado do Acre será o primeiro no Brasil a ter um núcleo de produção de conhecimento do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica, que trabalha com outros 13 países membros da América Central e América do Sul.

Nessa terça-feira, 4, o governador Binho Marques assinou termo de adesão com o diretor  da instituição, José Joaquim, na sede do CATIE, naquele país. A expectativa do governo acreano é de que dentro de um mês um núcleo do CATIE seja instalado em Rio Branco, de maneira provisória.

A proposta é de que o núcleo do CATIE seja instalado em Xapuri ainda neste ano. A ideia, segundo o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, é tornar Xapuri uma cidade polo e referência na geração de conhecimento sobre a floresta. São parceiros na iniciativa outras instituições de ensino e pesquisa, como a Embrapa, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que pretende fixar um “Centro de Excelência Ambiental” em Xapuri a partir do segundo semestre deste ano.

No início do mês passado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos recebeu em Xapuri o reitor da Universidade de Viçosa, uma das mais renomadas do país na área de ciências agronômicas. Durante o encontro, Luis Cláudio Costa afirmou que a vinda da universidade mineira para o Acre será a grande oportunidade de a instituição trabalhar com as diversas formas de saberes.

“A floresta tem muito a nos ensinar. Será muito importante para os nossos estudantes o papel de formação de cidadania e para os nossos pesquisadores a possibilidade de praticar a excelência acadêmica com relevância e interação social, e acreditamos que a partir daí a sociedade ganha como um todo”, disse o reitor durante a audiência com o prefeito de Xapuri.

O prefeito Bira Vasconcelos considerou o empreendimento como um dos mais importantes para Xapuri nos últimos tempos, que representa colocar o município num patamar de conhecimento jamais visto na sua história, onde a geração de tecnologias venha contribuir com o desenvolvimento local, nos pontos de vista econômico e social.

“É um momento muito especial para Xapuri porque acreditamos que a partir da produção de conhecimentos e de tecnologias, nosso desenvolvimento será impulsionado. É uma proposta interessantíssima, pois Viçosa é uma universidade renomada nacionalmente nas áreas agrária e florestal, e ainda mais porque, junto com isso, traremos para Xapuri também, aliado com as duas universidades e a Embrapa-Acre, o CATIE”, afirmou o prefeito.

O centro do UFV em Xapuri manterá cerca de 40 estudantes/pesquisadores no município para realizarem pesquisas e defenderem teses sobre experiências relacionadas aos projetos de desenvolvimento sustentável desenvolvidos aqui no Acre. Para isso, será firmado um termo de cooperação técnica entre Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Acre.

Para o ano que vem, há planos de também se estabelecer em Xapuri cursos de mestrado em Engenharia Florestal e Agronomia. O núcleo da Ufac e a futura sede do CTA (Centro dos Trabalhadores da Amazônia), são os possíveis locais de implantação do Centro de Excelência Ambiental no município de Xapuri.

Mais informações sobre a assinatura do Termo de Adesão do governo do Acre com o CATIE na reportagem de Mariama Morena, da Agência de Notícias do Acre, que serviu como referência para a presente postagem.

Nenhum comentário: