terça-feira, 4 de maio de 2010

Museu da Pousada Chapurys

DSC06391

Visitei, há alguns dias, o museu que João Mendes organiza na pousada Chapurys, e como prometi posto agora algumas fotos. Na de cima, o acervo de quadros e fotografias que “Garrinha” reuniu com muito esforço e algum dispêndio financeiro. São fotos antigas de casas históricas de Xapuri, como o próprio casarão onde hoje está a pousada, que foi casa do seringalista Adão Gallo, um dos mais poderosos do Acre da primeira metade do século passado, proprietário da histórica casa A Limitada.

DSC06394

O cofre acima pesa 1.500 quilos e foi fabricado em 1857 em Liverpool, Inglaterra. Pertenceu ao seringalista Adão Gallo. Àquela época, não havia bancos na cidade. O cofre era uma espécie de banco. Dali, tantas vezes, segundo conta João Mendes, o seringalista retirou dinheiro vivo para comprar, de uma só vez, uma tonelada de borracha. Em tempo: apesar da idade, o cofre está em ótimo estado de conservação e originalmente preservado. Nos próximas postagens mostrarei aqui outras relíquias guardadas na Pousada Chapurys.

2 comentários:

pirogravura na madeira disse...

Fico feliz em ver uma de minhas obras
sendo tão bem valorizada ao lado de tantas relíquias que fazem parte da hitoria de minha querida cidade.
Fiz este trabalho encomendado pelo amigo e conterrâneo João Na época que ainda engatinhava na pirogravura.
Parabéns João pelo acervo.
Parabéns Raimare pelo blog.
SANDER ARTUR, Artista Plástico e Designer.

Unknown disse...

O tamanho do cofre,representa em escala o mesmo tamanho do coração do João Mendes e da Professora Nilce à todos que têm o privilégio de desfrutar das suas amizades.
Eu,particular, exclusiva, e carinhosamente os chamo anfitriões do Rei Salomão e meu também,por várias ocasiões.
Ao Irmão João Mendes Filho & honrada família, a nossa singela gratidão por serem Luzes a clarear os nossos sonhos de construção de um mundo melhor e mais fraterno.
Viva a vida!