terça-feira, 18 de maio de 2010

Rede de Prefeitos Empreendedores

Difundir a cultura da gestão pública empreendedora em todos os municípios brasileiros, desenvolvendo políticas locais e sustentáveis de apoio. É com esta missão que será lançada nesta quinta-feira (19), em Brasília (DF), a Rede de Prefeitos Empreendedores. Um convênio entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Sebrae está ajudando na construção da rede.

O anúncio acontecerá durante a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, que teve este ano 719 inscritos. Todos os prefeitos que receberam o selo de Prefeito Empreendedor, homenagem concedida pelo Sebrae aos melhores gestores municipais de políticas públicas envolvendo os pequenos negócios, poderão participar da rede.

"A iniciativa da rede partiu dos próprios prefeitos e ex-prefeitos premiados e este momento não poderia ser mais adequado. O país está crescendo e o grande desafio dos gestores municipais é gerar oportunidades de negócios em suas cidades", disse o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, que participou em São Paulo do encontro que aprovou o documento que lançará a rede no próximo dia 19.

O principal objetivo da rede é consolidar uma agenda política sistemática, que possa ajudar na difusão de boas práticas administrativas e estimular as novas lideranças a fomentarem o empreendedorismo em suas cidades e regiões. Deverão estar à frente os prefeitos e ex-prefeitos que venceram as etapas nacionais do Prêmio.

"Não importa o ano em que foram selados e também se fazem ou não parte da gestão municipal atual. O que a rede pretende é unir esses homens e mulheres que estão comprometidos com a causa pública e fizeram a diferença em suas cidades com projetos que poderão ser utilizados por todos os gestores, principalmente os atuais e os futuros. Automaticamente os 719 inscritos no Prêmio Prefeito Empreendedor deste ano já participarão da rede", disse Quick.

O encontro para validação do documento, realizado na Prefeitura de São Paulo no dia 13 de maio de 2010, com a presença do prefeito Gilberto Kassab, reuniu prefeitos e ex-prefeitos de várias cidades brasileiras, como os ex-prefeitos de Xapuri (AC), Julio Barbosa, e Tupandi (RS), José Jungues.

Para o atual prefeito de São José dos Campos (SP), Eduardo Cury, a rede é de grande importância para que não se perca a memória do empreendorismo, principalmente dos ex-prefeitos que já passaram pelo Prêmio. O prefeito de Embu das Artes (SP), Geraldo Cruz, que conquistou a última edição nacional, acredita que a troca de experiências na rede irá ajudar na própria renovação dos projetos de gestão municipal em várias cidades.

A rede em breve deverá ter um site e um banco de dados com todos os projetos vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, desde a sua criação em 2001. Além disso, terá por objetivo também mobilizar o prefeito por meio de marchas e manifestações, articular e organizar encontros para promover o debate do desenvolvimento do empreendedorismo nas cidades, realizar oficinas, estudos e pesquisas sobre o tema.

Segundo Quick, o Sebrae irá fazer durante ao longo de 2010 cerca de 90 eventos para discutir o desenvolvimento sustentável nas cidades e, em todos eles, será convidado um prefeito ou ex-prefeito da rede para fazer um depoimento e apresentar soluções criativas. "Estamos ajudando a rede a disseminar este conhecimento, aproveitando a capilaridade que o Sebrae possui no país".

O coordenador do convênio entre o Sebrae e a Frente Nacional de Prefeitos, Antonio Carlos Granado, acredita que a rede tem um longo desafio pela frente que é trabalhar mecanismos de comunicação e um banco de dados de projetos para fazer com que a rede possa se articular. Ele conclui que "o mais importante será a participação e a mobilização desses prefeitos dentro da rede".

Nenhum comentário: