sexta-feira, 28 de maio de 2010

Xapuri, cidade digital

DSC06458

Foi com o tema acima que o governador Binho Marques, na foto fazendo uma transmissão ao vivo pela internet na praça São Gabriel, e o prefeito Ubiracy Vasconcelos entregaram oficialmente à população de Xapuri, na tarde de ontem (27), a OCA Xapuri – Organização das Centrais de Atendimento –, junto com a internet gratuita do programa Floresta Digital.

A “dona Oca”, como a organização ficou conhecida em Xapuri em razão de um episódio já relatado aqui no blog, funciona experimentalmente há dois meses com 4 mil serviços já realizados, numa cooperação entre vários órgãos das 3 esferas governamentais e Justiça, que concentra em um único lugar os mais diversos atendimentos.

Os parceiros do governo no empreendimento, que firmaram o Termo de Cooperação durante a solenidade de inauguração, são Os Correios, Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e Prefeitura Municipal de Xapuri.

A grande vantagem do atendimento da OCA com relação a outros serviços parecidos no Brasil, segundo o governo, é que em um único guichê, o cidadão poderá solicitar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal.

A OCA Xapuri está instalada no prédio da antiga Casa A Limitada, que entre os anos de 1929 e 1979 foi uma das mais importantes casas aviadoras do Acre. Foi fundada e administrada por portugueses desde a fundação até o seu fechamento. Foi aberta por João Fonseca e Belchior Costa, e ampliada por volta dos anos de 1950 por Adão da Costa Galo.

Para acessar o sinal da Floresta Digital, o usuário deve comparecer à sede da OCA portando documentos de identidade e CPF para se cadastrar. Depois deve adquirir um kit composto por placa para internet sem fio e antena receptadora. Em Xapuri, a empresa X-Net já está comercializando o equipamento, que é entregue instalado na casa do usuário. Os telefones para contato são: 3542-2068 e 8424-2333. Falar com o Húdson.

Acompanhe as reportagens sobre a inauguração da OCA nos sites da Agência de Notícias do Acre e da prefeitura de Xapuri.

Nenhum comentário: