domingo, 13 de junho de 2010

Artesanato

bonecos_foto_sergio_vale_imgdia_1106.jpg

Personagens da cultura acreana como ribeirinhos, seringueiros, agricultores, são modelados pelas mãos de mulheres do Grupo de Trabalhadoras de Xapuri que participaram de curso de porcelana fria, ou biscuit.

O curso foi oferecido numa parceria entre prefeitura de Xapuri, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado e Sebrae. O objetivo é estabelecer no município um padrão de artesanato em massa fria que crie produtos artesanais que possuam a “cara” da cidade e do modo de viver de sua população, seja ela urbana ou rural.

Entre as peças produzidas no desenrolar no curso, estão as figuras do seringueiro com seus instrumentos de trabalho, no corte da seringa e no defumadouro; o agricultor, na plantação e na colheita; as fazedoras de cajuína, doceiras e quituteiras e daí por diante.

De acordo com Regileno Costa, diretor de Turismo da prefeitura de Xapuri, o objetivo do curso é tentar fortalecer a ligação entre o turismo e o artesanato no município, com a criação de produtos artesanais que possuam uma forte identidade com a cidade, um artesanato que identifique Xapuri em qualquer lugar em que chegar.

Cerca de 12 pessoas da comunidade participaram do treinamento. Algumas já trabalham com artesanato e outras tem a firme vontade de aprender e conquistar uma renda pessoal.

A foto é do fotógrafo Sérgio Vale.

Nenhum comentário: