sábado, 19 de junho de 2010

A estética do futebol

Exposição do artísta plástico Rubens Gerchman se despede neste sábado depois de um mês em  Xapuri

image

O texto é de Armando Nogueira:

“Gerchman e eu jogamos juntos desde a Copa do Mundo de 86, no México.

Escrevi um livro, Bola de Cristal, que ele ilustrou, eternizando gestos memoráveis dos heróis do futebol mundial. Como eu, Gerchman vem das peladas da infância. Ambos sem boas histórias para contar. Na biografia do pintor, como na minha, ninguém encontrará um drible, um passe ou um gol que tenha merecido celebração.

Passamos pelos campos sem ser notados pelas bolas do jogo. Uma coisa, porém, nos aproxima: temos um fascínio desmedido pelo esporte, a começar do futebol. E foi justamente essse universo lúdico que inspirou Gerchman a recriar, na poesia de seu pincel, a própria mitologia do futebol brasileiro. De Heleno de Freitas a Ronaldinho, de Leônidas da Silva a Romário, aí estão, de corpo inteiro, epicamente retratados, nossos ídolos.

Feliz o povo que pode reverenciar heróis nascidos não no luto infausto dos campos de batalha, mas no verde refrescante dos campos de futebol. Este álbum e a exposição são frutos de uma parceria. Uma tabelinha na qual eu entro com a palavra, que esclarece, e Gerchman entra com o mistério de sua arte, trazendo a magia de suas tintas às figuras mais legendárias do nosso futebol. Com esta obra, Gerchman faz um verdadeiro gol de letra".

Leia mais em História Multimídia de Xapuri.

Nenhum comentário: