segunda-feira, 7 de junho de 2010

Flu campeão de 1970

PLACAR_TPrata70[1]

João Marcelo Garcez

Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Didi; Cafuringa, Flávio (Mickey), Samarone e Lula.

Quarenta anos depois da conquista do primeiro Campeonato Brasileiro da história do Fluminense – à época, chamado de Taça de Prata –, a equipe campeã de 70 não sai da cabeça dos tricolores. Disputado ainda sob o regime militar, durante os chamados Anos de Chumbo, a competição nacional daquele ano é tida até hoje como a mais difícil de todos os tempos.

Aglomerado de craques, o também chamado Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi disputado ainda sob a euforia da conquista do tricampeonato mundial pela Seleção Brasileira, cujos campeões se encontravam reunidos em muitos dos 17 clubes participantes, o que fez dele, além de mais disputado, o mais badalado entre todos os campeonatos nacionais do país, desleixadamente esquecido depois pela CBF (a despeito de todas as evidências, como na capa da conceituada revista Placar da época, em destaque, e em boletins da CBD).

Mas não pelos tricolores, que, através do apurado texto do jornalista Roberto Sander, verão agora o Campeonato Brasileiro de 1970 eternizado em livro, cujo lançamento se dará logo na primeira semana de agosto. Convidado por Sander, teve este colunista honrosa participação na orelha da obra, obrigatória na estante de qualquer tricolor.

João Marcelo Garcez (31) é jornalista, publicitário e autor dos livros “Libertadores 2008 – O Ano em que a Magia Tricolor Encantou o Mundo” (2009) e “Epopéia Tricolor – A Conquista do Brasil e a Volta à América” (2008).

Nenhum comentário: