quarta-feira, 9 de junho de 2010

Obras



Maxsuel Maia

Entre algumas obras que serão realizadas em Xapuri, através da parceria entre prefeitura e governo do estado, está a revitalização da Fonte do Bosque, um verdadeiro espaço de memória localizado na ladeira que dá acesso ao bairro da Bolívia. O local é histórico e está presente na memória coletiva do cidadão xapuriense. Sempre que pergunto a um morador quais os principais pontos históricos da cidade, eles respondem vários, entre eles sempre está a Fonte do Bosque.

Mesmo com esse valor histórico e importância na memória dos populares, o local sofre com o abandono, está totalmente depredado e insalubre, muito diferente da época em que jorravam vários litros de água cristalina, que segundo a História, matavam a sede das tropas brasileiras que lutavam em Xapuri na chamada "Revolução Acreana". A fonte, ao longo de sua existência, já passou por algumas restaurações, mas nunca foi tomado o cuidado necessário para sua preservação, na foto abaixo é possível ter uma noção do atual estágio.



A obra de reforma da Fonte do Bosque saiu em um pacotão de obras que serão realizadas no município, além dela também constam na placa informativa a Casa do Artesanato, a Casa Memorial do Seringueiro e a Casa de Café Regional. O prazo de execução das obras é de 90 dias e juntas elas custarão ao contribuinte R$ 250.889,44.

Texto original: Já era hora, no blog do autor.

Nenhum comentário: