quarta-feira, 21 de julho de 2010

Direito de ir e vir

O prefeito Bira Vasconcelos informou nessa terça-feira (20), antes de viajar ao município de Brasiléia para participar de reunião do Condiac, o consórcio de municípios do Alto Acre e Capixaba, que a obra de construção da ponte que liga o bairro Braga Sobrinho ao centro de Xapuri terão continuidade nos próximos dias.

De acordo com o prefeito, mudanças no projeto original de reconstrução da ponte foram as principais razões para o atraso da obra que é executada pelo governo do Estado em convênio firmado com o município. A demora na conclusão dos serviços causa incômodo à população daquela comunidade.

Segundo as informações levantadas pelo blog, as mudanças no projeto da ponte foram determinadas pelo governador Binho Marques em pessoa, depois de visitar a cidade e não aprovar o que viu quando vistoriou os serviços. As modificações resultaram, então, na mudança nos valores da obra e no consequente atraso nos serviços.

O bairro Braga Sobrinho, mais conhecido como “bairro da Bolívia”, tem sido uma das regiões da cidade de Xapuri mais abandonadas pelas últimas administrações municipais. Na passada, por exemplo, o bairro foi castigado pelo abandono e pelo descaso. A única rua existente no bairro passou todo o período praticamente intrafegável.

No decorrer dos anos, a ponte veio sendo remendada e muitas vezes, como mostra a foto abaixo, reparada pelos próprios moradores até ser fechada, há cerca de dois anos, para o tráfego de veículos automotores. A alternativa encontrada – e detestada pela população – foi a construção de um desvio que tornou mais distante o acesso entre o bairro e o restante da cidade.

Já no início da atual administração, um projeto de recuperação da “ponte da Bolívia” foi se transformando em projeto de reconstrução muito bem-vindo pelos moradores da comunidade, por sinal. O atraso nas obras, no entanto, foi transformando o otimismo inicial em manifestações de insatisfação e impaciência. Que o anúncio feito pelo prefeito devolva a alegria à “Bolívia xapuriense”, que torcem para em breve devolvido o seu direito de ir e vir.

A primeira foto é de Maxsuel Maia.

Nenhum comentário: