terça-feira, 27 de julho de 2010

Nível do rio Acre preocupa autoridades

Lyslane Mendes, jornal Página 20.

A principal fonte de abastecimento de água da capital, o rio Acre, tem sido motivo de preocupação para autoridades locais nos últimos dias. A forte estiagem também contribui para que o nível das águas do manancial apresente uma redução diária. Na última medição realizada pela Defesa Civil Estadual o rio estava na marca dos 2,52 metros e não há previsão de chuva para os próximos dias.

De acordo com o secretário executivo do Departamento de Defesa Civil do Estado, coronel José Ivo da Silva, a precipitação que ocorreu em grande parte da cidade na tarde do último domingo teve volume de 2,3 milímetros. Ele afirma ainda que, mesmo sem previsão, podem acontecer chuvas isoladas, mas de volume pluviométrico muito baixo.

“O tempo está muito seco no Estado nesse período, com a chuva de domingo que teve um volume significativo, mesmo assim não foi suficiente nem mesmo para irrigar o solo. Mantemos a monitoração dos níveis dos principais afluentes do rio Acre e também estão muito baixos. A situação é preocupante e todos devem ficar atentos à questão de saúde e das queimadas”, destaca.

A atual situação do rio Acre está inferior em 1 metro aos registros da Defesa Civil referente ao mês de julho do ano passado. De acordo com o monitoramento do órgão, em Assis Brasil o rio Acre está na marca de 1,55 metro, em Xapuri o nível é de 2,52 metros e na cidade de Brasileia o volume apresentado é de 1,60 metro.  O Riozinho do Rola também apresenta nível baixo, com apenas 1,19 metro.

O coronel Ivo também destaca que, com a forte estiagem, as queimadas também são motivos de preocupação para a equipe e monitoramentos de focos de calor também é realizado pela Defesa Civil. Nessa quarta-feira, o grupo fará uma panfletagem na Expoacre no intuito de conscientizar as pessoas para os riscos do uso do fogo na área urbana.

Nenhum comentário: