quinta-feira, 1 de julho de 2010

“A travessia da Sibéria”

DSC07878

Em encontro realizado na tarde da última quarta-feira, na sede da Associação de Servidores Municipais de Xapuri, com a participação de lideranças comunitárias e políticas do bairro Sibéria, o prefeito Bira Vasconcelos reafirmou o total interesse de sua administração em elaborar e apresentar aos governos estadual e federal um projeto de construção de uma ponte sobre o rio Acre ligando o referido bairro ao centro da cidade, que representa uma antiga reivindicação e bandeira de luta daquela comunidade.   

Bira Vasconcelos lembrou que foi o único candidato a prefeito da história de Xapuri a elencar em seu plano de governo a travessia para o bairro da Sibéria como uma das prioridades, dentro do capítulo destinado à infraestrutura rural e urbana do município. O prefeito ressaltou que aquilo que foi anotado no plano de governo, ou seja, melhorar as condições de operação da balsa e dos acessos à mesma, assim como às catraias enquanto o projeto da ponte fosse elaborado, vem sendo cumprido à risca.

O prefeito se refere ao fato de que, nos últimos meses, a prefeitura em parceria com o governo do Estado devolveu completamente recuperada a balsa que faz a travessia entre os dois lados da cidade, concluiu a parte da rampa de acesso que fica na margem esquerda do rio e pavimentou em tijolos o acesso do lado da Sibéria até as catraias. O trabalho de estruturação desses acessos ainda continua a ser realizado na atualidade pelo município, que recentemente recuperou o deck do bairro que dá visão para o rio Acre.

Bira Vasconcelos informou também que já solicitou ao governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre - DERACRE -, orientações para a elaboração do projeto. Outras ações que já estão sendo desenvolvidas pela prefeitura e que também dizem respeito à futura elaboração do projeto da ponte, como o Ordenamento Territorial do Município, a Lei Ambiental e o Plano Diretor de Xapuri, que em breve estarão sendo apresentados à Câmara Municipal.

"Uma ponte dessas, nos estudos iniciais, custará entre 16 e 18 milhões de reais, o que significa dois anos de orçamento do município de Xapuri. Precisamos então de um bom projeto para podermos sair em busca de financiamento. Portanto, somos tanto a favor do projeto como já estamos trabalhando nisso. Estamos queimando etapas necessárias para que num futuro breve possamos apresentar esse projeto como uma coisa viável, econômica e socialmente, que se transforme numa realidade que todos nós queremos ver", afirmou o prefeito no encerramento da reunião.

Nenhum comentário: