segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estado de alerta contra queimadas no Acre

Edmilson Ferreira

O governador Binho Marques decretou nesta segunda-feira, 9, estado de alerta ambiental  em razão de iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de incêndio em florestas e das queimadas desontroladas no Acre. O número de focos de calor aumentou 123% este ano em relação a 2008 e 587% se comparado ao ano passado.

"Ainda não temos a situação de 2005 e queremos evitar que isso aconteça", disse  o governador, ao lembrar a tragédia ambiental que causou sérios prejuízos  nas regiões  sul e  sudeste do Acre no verão de 2005. O decreto atendeu recomendação do  Comitê de Gestão de Riscos Ambientais e foi assinado durante reunião extraordinária do CGRA. O clima seco, com previsão de friagem e ventos, pode agravar a situação no meio rural e nas cidades. A proposta é evitar problemas que até 2005 não existiam no Acre, como os incêndios florestais.

Estiveram presentes os membros do CGRA, representantes do Governo do Estado, o alto comando do Corpo de Bombeiros, Conselho Estadual de Defesa Civil; Ministérios Públicos Federal e Estadual, Ibama, Imac, Secretaria de Segurança, entre muitas outras instituições. "A fumaça de área urbana é muito prejudicial", disse Eufran Amaral, secretário de Estado do Meio Ambiente, ao explicar que as queimadas realizadas nas cidades envolvem animais mortos, resíduos químicos e outros materiais insalubres.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) coordena, a partir de hoje, todos os trabalhos relacionados ao acompanhamento e combate às queimadas no Estado, podendo requisitar recursos humanos, equipamentos e veículos do governo a qualquer momento para fazer frente aos problemas. O decreto criou também a Sala de Situação, que funcionará no Gabinete do Governador e proverá acompanhamento em tempo real da situação.

Leia mais na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: