segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Macaco na rede

Não no tipo de rede que mostra a foto captada da internet, mas na rede elétrica do problemático fornecimento de energia elétrica ao qual estamos sujeitos na atualidade. Foi este um dos possíveis motivos, entre  outros tantos, das constantes quedas de energia ocorridas nos últimos meses em Xapuri apontados pela direção da Eletrobrás no Acre à promotora de justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, que promove Investigação Preliminar com relação aos apagãos.

Solicitada pela promotora a prestar informações sobre os problemas, a direção da Eletrobrás, através de Celso Mateus, assistente do diretor-presidente da empresa, informou que após vistoria realizada no município de Xapuri durante este mês de setembro detectou a presença de vegetais interferindo na fiação, fusíveis incompatíveis com a fase, a intervenção de pessoas das comunidades rurais operando chaves e instalando fusíveis e, é claro, um pobre macaco fechando curto-circuito na rede.

A principal providência que a empresa anuncia tomar para resolver ou pelo menos abrandar os problemas no fornecimento de  energia elétrica é a instalação de religadores monofásicos, que são instrumentos que podem evitar que panes ocorridas na zona rural interfiram na zona urbana, como vem ocorrendo desde que a usina termelétrica da empresa Guascor foi desativada em Xapuri. Outra medida anunciada por Celso Mateus é a adoção de uma rotina de manutenção preventiva e corretiva.

Quanto aos prejuízos causados pelos apagãos, a promotora Diana Soraia diz que os consumidores devem procurar a empresa para exigir o ressarcimento dos danos. No escritório local da antiga Eletroacre, está disponível, segundo a promotora, um livro de registro de reclamações onde os usuários podem registrar suas queixas ou sugestões com relação aos serviços. O consumidor pode também usar o telefone 0800-647-7196 para entrar em contato com a empresa. O telefone do escritório de Xapuri é 3542-2344.

Em tempo: A promotora Diana Soraia também realiza Investigação Preliminar motivada por reclamações de pessoas que ainda não foram beneficiadas pelo programa de eletrificação rural Luz para Todos. Segundo ela, que responde pela promotoria do consumidor no município, foi mantido contato com o presidente do Comitê Gestor do Luz para Todos, Alberto Fernandes Rodrigues, com o objetivo de discutir soluções para os casos que já chegaram à promotoria.

Nenhum comentário: