quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Protagonismo juvenil

Prefeito Bira convida jovens para desenvolver projetos sociais em Xapuri

DSC04669

Fernanda Gomes

 A falta de perspectivas e de novos horizontes que cerca o mundo dos jovens, principalmente de pequenas cidades como Xapuri, sujeita a juventude a se aproximar das drogas e da violência. Preocupado com essa questão, o prefeito Bira Vasconcelos se reuniu com um grupo de jovens no final da tarde da última segunda feira (20) para manifestar apoio e o interesse em ver acontecer ações de caráter social mediadas pela prefeitura e promovidas pela juventude.

De acordo com o prefeito a idéia é que os jovens sejam protagonistas e desenvolvam projetos que beneficiem a categoria na sua diversidade. “Eu gostaria aqui que vocês me dissessem o que é bom para o jovem, o que vocês querem e gostam de fazer para que possamos apoiar as ações e desenvolver políticas públicas.”

A jovem Aurélia, uma das componentes do grupo, destacou que o movimento será importante no combate às drogas e à violência entre jovens e adolescentes, atribuindo o consumo de entorpecentes e as agressões à falta de atenção e cuidados com essa faixa etária. “Eu vejo muitos dos meus amigos sofrendo com as drogas e eu sei que eles gostariam de sair deste mundo, então eu penso que com este grupo nós podemos ajudá-los dando mais carinho, atenção que é o que eles realmente precisam.”

O projeto está se desenhando, começando a caminhar, e os próximos passos serão o amadurecimento das idéias, definição de um nome para o movimento e uma atividade de apresentação do grupo para a sociedade.

A prefeitura vai apoiar essa iniciativa na parte de logística para a realização das atividades e levando o grupo para conhecer outras experiências como fonte de fundamentação e formação.

O projeto visa dar oportunidade aos jovens de refletirem sobre suas posturas diante dos cenários políticos, econômicos e sociais do país e especialmente em Xapuri. Que essa classe passe a cada dia a fazer parte das grandes realizações reduzindo o índice de marginalidade.

De acordo com dados do IBGE, em 2001 Xapuri possuía 1.378 jovens com idade entre 15 a 20 anos que viviam na ociosidade. Hoje o censo ainda está atualizando esses dados e estima-se um aumento populacional de jovens. Porém, na administração Todos Por Xapuri a categoria tem tido espaço e passou a receber formação profissional através da vinda do Instituto Dom Moacir e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC para Xapuri. São mais de 150 jovens participando de programas e cursos oferecidos gratuitamente pelo poder público.

Fernanda Gomes é repórter do Departamento de Divulgação Social da Prefeitura de Xapuri.

Nenhum comentário: