sábado, 9 de outubro de 2010

100 anos de Peregrinação

Paróquia de São Sebastião celebra a partir deste final de semana 100 anos de presença ao lado da comunidade de Xapuri

igreja

A Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, começa neste domingo a comemorar com uma grande programação o seu primeiro centenário. Com o tema 100 anos de Peregrinação – Evangelizando com Coragem, Amor e Fé – a Igreja Católica homenageia uma das paróquias mais importantes do Acre, cuja história se confunde com a própria história de Xapuri desde a sua fundação, ocupando lugar fundamental na formação da nossa sociedade.

Na Paróquia de São Sebastião estão as raízes dos serviços de Educação e de Saúde em Xapuri, com a criação do Instituto Divina Providência, que chegou a ser a mais renomada instituição educacional da região Norte, e também do hospital Dr. Epaminondas Jácome, fruto do empenho e da dedicação dos religiosos que passaram pela paróquia de Xapuri durante o século passado, sobretudo das Servas de Maria Reparadoras.

Na verdade, a história da devoção a São Sebastião em Xapuri já tem mais de 100 anos. A primeira manifestação em honra ao santo foi registrada alguns meses antes do início da Revolução Acreana, em 1902, quando centenas de pessoas saíram em procissão pelas ruas do pequeno povoado pedindo proteção contra a guerra que se aproximava. Era o surgimento da Igreja Católica em Xapuri, que só viria a se tornar a Paróquia de São Sebastião em 1910.

A programação começa neste domingo (10) e se desenvolve durante toda a semana. O pároco de São Sebastião, padre Francisco das Chagas, afirma que esse é um dos momentos mais especiais da igreja em Xapuri. “Temos que celebrar essa data com muito vigor e alegria porque ela é um momento único para nós. Não estaremos aqui para o segundo centenário da nossa paróquia”, disse ele.

Para realizar a festa de 100 anos, a paróquia de Xapuri conta com inúmeras parcerias, entre elas a da prefeitura municipal, que, inclusive, fez a doação da imagem de São Sebastião que estava colocada no portal de entrada da cidade, demolido no ano passado. A imagem será restaurada e ficará exposta na igreja. As outras parcerias são de empresas locais e de pessoas que, individualmente, costumam contribuir com as obras da igreja.

DSC06925

Padre Chagas, pároco de Xapuri.

Um comentário:

nader disse...

Estamos vivendo um momento ímpar, de alegria e fé, com a festa do centenário de nossa Paróquia.
Com inspiração divina, bravos personagens enfrentaram verdadeiros obstáculos para semear a Palavra de Deus.
Nesses dias, amigo Raimari, aprendi um pouco da belíssima história desses 100 anos. Sobre o eterno e saudoso Pe. Felipe Galerani, ordenado em 1901 e logo recebeu o desafio de cumprir sua missão em Xapuri. De fato, foi um incansável e com a parceria das Irmãs Servas de Maria reparadoras, tornaram modelo nossa educação.
Outro verdadeiro heroi foi Pe. José Carneiro de Lima, esse percorreu todos os seringais, colônias e florestas levando, além da mensagem espiritual, medicamentos, cobertores e o que fosse preciso para o bem estar das pessoas do interior. Era o médico, botânico, pintor, mecânico engenheiro. Ajudou a concluir essa obra de arte que é nossa Paróquia. Ficou eternizado pelos famosos "causos" sobre suas caçadas. Depois surgiram outros Padres...
Hoje, nosso pároco Francisco das Chagas Monteiro, com muita sabedoria, tem a missão de dirigir nossa Igreja. Organizou uma grande equipe que não mediu esforços e arregaçou as mangas para comemorar esse centenário.
Rogamos a Deus muitas bênçãos.
Que a sociedade xapuriense participe dessa comemoração, sobretudo compreenda um pouco mais a verdadeira história de uma das quatro primeiras Paróquias do nosso Estado.