quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Xapuri, “Polo de Conhecimento”

1catie_acre_foto_gleilson_miranda_18

O prefeito Ubiracy Vasconcelos baixou decreto no último dia 23 de novembro tornando a cidade de Xapuri “Polo de Conhecimento e de Excelência em Estudos de Desenvolvimento Sustentável” (veja aqui a íntegra do Decreto nº 42/2010).

Nessa quarta-feira (24), o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica, implantou oficialmente seu escritório técnico nacional no município.

O governador Binho Marques encaminhou à Assembleia Legislativa a mensagem do projeto de lei que cria o Programa Estadual de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia, parte da programação do Seminário Desenvolvimento Sustentável nas Florestas Tropicais, foi realizada no auditório da Biblioteca Pública do Acre.

Entre outros, são instituições membros do programa o Banco de Cooperação Alemã (GTZ), a Associação Brasileira de Sorvetes, o Institute of Soil Science and Site Ecology - Dresden University of Technology, o Center For Sustainable Resource Development, o CIAT (agência da Colômbia) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE).

Participaram do ato o presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; a reitora da Universidade Federal do Acre, Olinda Batista; Helmuth Eger, diretor do GTZ Brasil; além de secretários estaduais, estudantes, ativistas socioambientais e pesquisadores nacionais e internacionais.

Leia na reportagem de Edmilson Ferreira, da Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: