quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pane seca na Real Norte

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A sequência de fotos acima evidencia o grau de respeito que a empresa de transportes Real Norte dispensa a seus usuários. Na primeira foto, aparece o carro 9602 da empresa parado, depois de apresentar problemas, a cerca de 1 quilômetro de Xapuri. O veículo vinha de Brasiléia com destino a Rio Branco, fazendo escala na terra de Chico Mendes, na tarde dessa quarta-feira, 22.

Na mesma foto é possível notar que outro ônibus vem chegando para socorrer o que está quebrado. Na sequência, atônitos, os passageiros testemunham o absurdo: motorista e cobrador retiram óleo diesel de um carro para abastecer o outro, que parou por pura falta de combustível.

Alguns passageiros, cujo destino era Xapuri, fizeram o restante do trajeto a pé. Os outros, que iam para Rio Branco, foram obrigados a esperar por horas até que os funcionários da empresa resolvessem por conta própria o problema causado pela irresponsabilidade dos donos da empresa que detém o monopólio desse serviço nesta região do Acre.

As reclamações contra os serviços prestados pela Real Norte não são nenhuma novidade. Sob a alegação de ser prejudicada pela concorrência dos táxis intermunicipais, a empresa deixou de lado a preocupação com a comodidade dos passageiros que, no caso de Xapuri, não dispõem mais de linhas regulares para a capital.

Os usuários de Xapuri, em especial aqueles que não possuem condição financeira para pagar os abusivos preços praticados pelos taxistas, são obrigados a esperar os ônibus que saem de Brasiléia com destino a Rio Branco, situação que gera atrasos e incertezas. Ontem, por exemplo, passageiros que tinham viagem marcada em Rio Branco para outros estados, tiveram que “se virar” para não perder o embarque.

Quanto à pane seca do ônibus, já pensaram se a Real Norte fosse uma empresa aérea?

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