sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dengue

Rio Branco recebe a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, neste sábado (15). O ministro virá à capital acreana  para acompanhar as ações de combate à dengue na região. O Acre é um dos 16 estados brasileiros com risco muito alto de enfrentar epidemia da doença.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista após reunião com o presidente Lula nesta segunda (21)

Por Ana Paixão, da Agência Saúde – Ascom/MS

Neste sábado, a capital do Acre recebe a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele se reunirá com o governador do Estado, Tião Viana, o secretário estadual de Saúde, Osvaldo de Sousa Leal Junior, e os titulares de outras pastas do governo local para promoção de ações de mobilização para o combate à dengue. A ideia é verificar os sistemas de prevenção, de controle dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e de atendimento aos pacientes. Além disso, a visita servirá para alertar a população sobre a importância da adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Sob a coordenação do Ministério da Saúde, e com a participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das localidades em alerta, o combate a dengue em todo o país se dará em um esforço interministerial integrado, conforme determinação da presidenta Dilma Rousseff. “Nossa missão será promover iniciativas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os novos dados da ferramenta Risco Dengue, divulgados no último dia 4 em Brasília, revelam que 16 estados do país apresentam risco muito alto de enfrentar uma epidemia da doença neste começo de ano. É o caso do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na próxima semana, o ministro e os secretários de saúde desses estados se reúnem em Brasília para discutir ações de combate.

Na programação de Rio Branco estão previstas as visitas do ministro Alexandre Padilha ao Hospital das Clínicas do Acre, A UPA 24 horas do 2º Distrito e a Unidade de Referência da Atenção Primária Dr. Hidalgo Augusto de Lima, para onde são encaminhados os casos suspeitos de dengue. O Augusto Hidalgo conta com laboratório próprio e pode realizar exames de dengue. Se for constatada a doença, é feita hidratação imediata dos pacientes infectados.

Situação – O Acre é o segundo estado do país a receber a visita do ministro Alexandre Padilha, que já esteve no Rio de Janeiro para intensificar a mobilização pelo combate à dengue. A intenção do ministro Alexandre Padilha é percorrer todos os estados que apresentam, no momento, alto risco de enfrentar epidemia de dengue. ”Precisamos sensibilizar autoridades, gestores e população nesta luta. O combate à doença precisa envolver não apenas o setor saúde, mas também as áreas de educação, saneamento básico, abastecimento de água e limpeza pública, além de toda a população. Faremos um acompanhamento permanente dessas ações”, garante o ministro Alexandre Padilha.

Confira a agenda do ministro:

08h00 – Encontro com o Governador do Estado do Acre

Hospital das Clínicas do Acre.

BR 364 - Via Verde - km 02 – Rio Branco/AC.

Centro de Estudos térreo - Sala 02 do Hospital das Clínicas do Acre.

09h30  – Atendimento à Imprensa

Centro de Estudos térreo - Sala 03.

10h30  – Visita a Unidade de Referência da Atenção Primária – Dr. Hidalgo Augusto de Lima

Rua Tião Natureza, 271 – Palheiral.

11h20 – Visita a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do 2º Distrito

End.: BR 364 - Via Verde – Rio Branco/AC.

Nenhum comentário: