segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“Estelionato histórico”

A Revolução Acreana completa hoje 108 anos do seu término e um mito criado nos anos de 1980 sobre o seu início ainda teima em distorcer a história. Na procissão de São Sebastião, no último dia 20, como de costume o padre Francisco das Chagas fez uma das paradas em frente ao prédio da Casa Branca para fazer uma bênção no local como se ali houvesse tido início a luta armada liderada por Plácido de Castro e seus soldados-seringueiros.

Na verdade, há quase três décadas os turistas que visitam Xapuri são levados a crer que o prédio da "Casa Branca", tombado como patrimônio histórico e cultural de Xapuri, foi a sede da Intendência Boliviana onde ocorreu o célebre encontro entre o coronel Plácido de Castro e o intendente boliviano da então Mariscal Sucre, Juan Dios Barrientos, que marcou o início da Revolução Acreana. Veja abaixo a placa de tombamento do prédio.

[Imagem+17.12.08+016.jpg]

O historiador Marcos Vinícius Neves afirma que a versão, criada na década de 1980, é um "estelionato histórico". O prédio, na verdade, foi erguido em 1910 para servir como hotel e restaurante, e nos anos 80 do século passado foi erroneamente classificado como tendo sido a Intendência Boliviana na qual, em 6 de agosto de 1902, foi deflagrada a Revolução comandada por Plácido de Castro.

Veja o que o historiador diz em dois artigos publicados na coluna Miolo de Pote, do jornal Página 20, dos quais extraí os trechos abaixo (leia aqui e aqui):

"Isso me lembra a atrocidade cometida há alguns anos atrás quando um doido inventou que a Casa Branca de Xapuri tinha sido a Intendência Boliviana atacada por Plácido de Castro em 06 de agosto de 1902. Mesmo que os velhos senhores de Xapuri contassem que a verdadeira Intendência Boliviana tinha sido no local onde hoje está o Hospital Epaminondas Jácome. Só importava que parecia uma boa idéia ter o local do início da Revolução pros turistas visitarem e pronto! Uma mentira que de tão repetida acaba tomando foros de verdade. O problema é desfazer o erro depois, mas isso não é problema dos marketeiros, esses só querem continuar vendendo Coca-cola...”

“Não bastaram, para desfazer a “invencionice” de quem queria a todo custo produzir atrativos turísticos, os protestos de antigos xapurienses que sabiam que ali nunca tinha sido a Intendência Boliviana de Mariscal Sucre. Assim como não foi suficiente o desenvolvimento de trabalhos de historiadores dando conta de que aquele prédio era mais recente que os acontecimentos da Revolução Acreana e que havia abrigado apenas atividades comerciais”.

“Até hoje a fraude da “Casa Branca” de Xapuri continua sendo ensinada às novas gerações de acreanos e prejudica enormemente a compreensão da formação de uma das cidades mais importantes da história do Acre. Afinal, na verdade, a Intendência boliviana ficava abaixo da boca do rio Xapuri (e não acima como está a “Casa Branca”) para viabilizar a cobrança de impostos sobre a borracha produzida nos seringais desse rio além dos seringais do rio Acre. Assim turistas acreanos, brasileiros e estrangeiros seguem sendo enganados por um verdadeiro estelionato histórico. E infelizmente existem muitos outros exemplos de ações semelhantes por todo o Acre”.

Nas fotos abaixo, o hospital Epaminondas Jácome, verdadeiro local onde funcionou a Intendência Boliviana, e a placa que informa ter sido ali o local do início da Revolução Acreana.

DSC07610 

DSC07608

Hospital de Xapuri: "Um doido inventou que a Casa Branca de Xapuri tinha sido a Intendência Boliviana".

Um comentário:

Editor disse...

Muito me honra saber que nasci em local de tão importante fato histórico...parabéns pela reposição da verdade.