quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ética é como cautela e caldo de galinha…

Peço desculpas pela indelicadeza, mas não consigo tolerar a atitude de quem constrói uma reportagem com informações dos outros e não usa a honestidade de citar o autor ou mencionar a fonte.

No post Breve história da Paróquia de Xapuri reproduzi texto do site da Diocese de Rio Branco fazendo pequenas mudanças em alguns termos como, por exemplo, trocando o pronome demonstrativo “naquelas” por “nestas”, com o único propósito de inverter no espaço a posição do autor.

Pois bem. Ao escrever uma notícia sobre a Festa de São Sebastião em Xapuri, o repórter Gleydison Meireles, do jornal O Rio Branco, lança mão do mesmo texto que busquei sem se dar ao trabalho de fazer a mesma pesquisa que fiz.

A má conduta ficou clara pela presença das mudanças efetuei e evidenciada de vez pela repetição de alguns erros de digitação que cometi, o que pode ser conferido se você clicar aqui para ler o texto do repórter e cotejar com o que postei aqui no blog.

Além de não informar o seu leitor de que havia copiado o texto deste blog, o jornalista esqueceu também de mencionar a fonte original, o site da Diocese de Rio Branco, como fiz eu ao oferecer aos meus leitores conteúdo que não é de minha autoria.

Que Deus ilumine a mente do caro repórter do jornal O Rio Branco e que o padroeiro São Sebastião administre generosas doses de bons costumes à sua conduta profissional. Como cautela e caldo de galinha, ética também não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário: