terça-feira, 4 de janeiro de 2011

“Guerra” contra a dengue

Do Blog do Altino.

Médico infectologista,  o governador do Acre, Tião Viana (PT), começou a gestão dele nesta segunda-feira (3) com o lançamento de uma “operação de guerra” contra a dengue que castiga a população, principalmente em Rio Branco, a capital do Estado.

Foram notificados no Acre mais de 35 mil casos de dengue no ano passado. Na última semana de 2010 foram mais de 1,2 mil casos em Rio Branco. A infestação predial na cidade, de 6,46%, está muito acima de 1% tolerado pelo Ministério da Saúde.

Viana e o prefeito Raimundo Angelim (PT) reuniram mais 500 trabalhadores e agentes comunitários de saúde em frente ao Palácio Rio Branco, sede do governo estadual. Eles querem vencer a guerra contra o mosquito da dengue em junho e estabilizar a conquista com índices baixos da doença.

- A questão da dengue é tão grave que estamos lutando contra ela há um ano, com campanha nas ruas e não damos conta. A prefeitura não tem condições financeiras de montar uma mobilização tão grande quanto esta, nem por tanto tempo. Agora nós venceremos esta guerra - disse o prefeito Angelim.

A “Operação Guerra Contra a Dengue” do governo estadual envolve 104 equipamentos para limpeza (máquinas, tratores, caminhões), 243 profissionais para limpeza, 200 agentes de endemias, 400 agentes comunitários de saúde,  42 aplicadores de fumacê, 36 soldados do exército e 70 garis.

Nenhum comentário: