sábado, 12 de fevereiro de 2011

Combate à dengue



O Setor de Endemias intensifica as ações de prevenção e combate à dengue em Xapuri. “Este ano vem apresentando índices menores, mas isso não é motivo para reduzirmos o controle”, afirma o técnico em entomologia Joaquim Vidal, gerente de Endemias no município.

Nota-se, realmente, que a dengue deu uma trégua à população de Xapuri com relação ao ano de 2010 neste mesmo período. Nesta época, no ano passado, o hospital local se encontrava abarrotado de pessoas apresentando os sintomas da doença.

O trabalho de combate às endemias é guerreiro em Xapuri. Além da dengue e da malária, o município enfrenta outro mal não menos preocupante: a leishmaniose. É um esforço que necessita de apoio irrestrito do poder público.

As endemias contam nesse início de ano com o mais do que bem-vindo reforço de novos contratados no último concurso municipal. A prefeitura tem intensificado também os trabalhos de limpeza de ruas e retirada de entulhos em toda cidade.

Quando o assunto é combate à dengue, a maior e mais importante tarefa, no entanto, não é da prefeitura nem da Funasa, mas sim da população. Está mais do que claro que quando o povão faz a sua parte na manutenção de seus quintais e casas, a dengue retrocede.

Nenhum comentário: