quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A geografia da Aids no Acre

Em 2011 faz 30 anos que o mundo ouviu falar de uma doença sem precedentes na história da medicina. De forma poderosa, ela derrubava a defesa imunológica dos seres humanos e abria uma porta para que até a mais fraca das gripes passasse a ser mortal.

Essa doença foi chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Aids, causada pelo vírus HIV. O primeiro caso de Aids no Brasil foi registrado em 1982. Já em 1987 foi registrado o primeiro caso no Acre. De lá para cá, o estado já registrou 529 diagnósticos da doença.

Em 2010 foram registrados 49 novos casos e 11 mortes. Embora os homens sejam a maioria entre os portadores do vírus, esse quadro tem mudado aos poucos. Na faixa etária entre 14 a 24 anos existe um homem infectado para cada duas mulheres. Esse preocupante dado que tem se tornado comum em todo o país fez com que o Ministério da Saúde desenvolvesse um plano de combate a feminilização da Aids.

Como se vê no mapa, Xapuri possui dois casos dignosticados de Aids, número que pode ser considerado baixo em comparação com outros municípios, como Senador Guiomard, Sena Madureira e Manoel Urbano. A reportagem completa de Samuel Bryan você confere na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: