quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novo visual

Um café, um memorial do seringueiro, uma casa de artesanato e um sujeito desconfiado. Os novos vizinhos da Casa de Chico Mendes.

DSC07757

Esse é o novo visual do entorno da Casa de Chico Mendes, tombada como patrimônio histórico nacional pelo Iphan. O espaço foi revitalizado e inaugurado no finalzinho do ano passado, no dia 15 de dezembro, data em que, se fosse vivo, o sindicalista teria completado 66 anos de idade. Um café regional, um memorial do seringueiro e uma casa de artesanato fazem parte da nova paisagem que circunda o local histórico.

DSC07760

Nota-se, no entanto, que apenas a Casa do Café Regional está sendo devidamente cuidada. Funcionando há mais de um mês, se tornou opção muito agradável para um lanche ou um simples cafezinho para os turistas e pessoas da cidade que visitam a Casa onde viveu Chico Mendes, o Centro de Memórias, a Casa de Artesanato e o Memorial do Seringueiro, que como mostra a foto abaixo, está com mato quase entrando pela janela.

DSC07762

Quanto ao fato de todas as casas, com exceção do café, estarem fechadas em pleno meio da tarde de uma quarta-feira ensolarada, uma educadíssima funcionária da Fundação Chico Mendes explicou delicadamente que a razão da ausência de pessoas ali era a participação de quase todos os seus colegas em um curso. Assim, os espaços estão abertos ao público, por esses dias, somente pelo período da manhã.

Antes de fazer as fotos acima, preguei um susto em um desconfiado morador das proximidades do patrimônio histórico. O cidadão cismou que eu estava fotografando a casa dele, que está em fase de acabamento, e me fez cara de poucos amigos. Talvez tenha me confundido com algum fiscal da prefeitura ou com os sujeitos que determinam o valor do IPTU. Tive que mostrar ao bom homem que entre as imagens feitas não constava nenhuma que mostrasse ao mundo sua bela vivenda, no dizer do Zé Cláudio, logo abaixo.

Nenhum comentário: